Septoplastia
Septoplastia é a cirurgia de correção do desvio e centralizando o septo do nariz.

Septo nasal é a parede que divide uma narina da outra. Os desvios desta parede são comuns e as suas correções são feitas cirurgicamente. Existem dois tipos de cirurgias: a

septoplastia

convencional ou a associada a estética, chamada de rinosseptoplastia.



Para quem é indicada a Septoplastia?

A

Septoplastia São Paulo

normalmente é indicada quando o paciente apresenta congestão nasal sem melhora com tratamento clínico das doenças associadas como rinite e sinusite.

O paciente será avaliado durante a consulta na Clínica Imong e, caso haja indicação cirúrgica para cirurgia do septo, fará exames pré-operatórios e a cirurgia em ambiente hospitalar. O corpo clínico da Imong possui experiência e realiza a Septoplastia nos melhores hospitais de São Paulo.

Nos casos da septoplastia convencional, em geral, associa-se a turbinectomia bilateral. A turbinectomia consiste na remoção parcial dos cornetos nasais, que estão aumentados de tamanho por conta das rinites alérgicas. Já aqueles pacientes com desejo estético podem realizar a septoplastia funcional associada à rinoplastia estética.

Como é a Septoplastia?

A técnica cirúrgica pode ser a via convencional com fotóforo, espéculo nasal e remoção do desvio ou a via endoscópica na qual usa-se uma ótica para visualizar desvios posteriores e maiores. Há ainda o acesso aberto, quando faz-se a rinosseptoplastia.

O tempo de cirurgia depende dos procedimentos associados, mas somente a correção do septo costuma durar cerca de 30 minutos a 1 hora. Após o procedimento o paciente será encaminhado a uma sala de recuperação anestésica. A alta está prevista para o mesmo dia ou para o dia seguinte à cirurgia.

Como é o pós-operatório e tempo de recuperação da Septoplastia?

Sintomas pós-operatórios mais comuns da Septoplastia: inchaço e congestão nasal, sangramento em pequenas quantidades e sensação de peso na face. Instilação de soro fisiológico nasal é recomendada, assim como descongestionantes e analgésicos para controle dos sintomas. Recomenda-se ainda evitar atividades físicas de alta intensidade, banhos de sol e banhos muito quentes e demorados.

A recuperação completa da

Septoplastia SP

pode demorar até 1 ano, porém com 15 dias os resultados pós operatórios já são muito bons e satisfatórios. É esperada melhora da congestão nasal, diminuição de coriza hialina, coceira nasal e dos espirros.

A equipe da Clínica, coordenada pelo otorrino Dr Fausto Nakandakari, poderá tirar suas dúvidas ao marcar uma consulta particular ou por convênio, em um espaço agradável no bairro de Higienópolis, em São Paulo.
/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong