Turbinectomia

Saiba tudo sobre a cirurgia de turbinectomia

O procedimento é simples e é indicado para melhora dos quadros de rinite e sinusite crônicas

Nas grandes cidades como São Paulo, não é raro que pessoas desenvolvam quadros constantes de rinites e sinusites. O excesso de poluição, a falta de chuvas e a baixa umidade do ar colaboram para o problema, sem contar a imensa quantidade de agentes alergênicos.  Quando o problema se torna crônico, muitas pessoas desenvolvem um aumento dos cornetos nasais, que pode causar dificuldade para respirar, agravando ainda mais o problema. Para esses casos, a cirurgia de turbinectomia pode ser indicada.

Os cornetos ou conchas nasais são estruturas localizadas na cavidade nasal que têm como objetivo abrir espaço para favorecer a circulação do ar e têm a função de aquecer, umidificar e filtrar o ar que respiramos. Em algumas pessoas ocorre uma hipertrofia (crescimento) do tecido que reveste essas estruturas, causando dificuldade em respirar.

Isso pode ocorrer por diversos fatores, sendo os mais comuns um trauma no nariz, infecções graves ou quadros de sinusite e rinite crônicas.  A cirurgia de turbinectomia é indicada para desobstruir o nariz, devolvendo qualidade de respiração ao paciente. Pessoas que sofrem de ronco e apneia do sono também têm na turbinectomia uma aliada para melhorar a respiração e proporcionar uma boa noite de sono.

O médico otorrinolaringologista vai examinar o paciente e realizar o diagnóstico de hipertrofia dos cornetos nasais. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma nasofibrolaringoscopia, exame de imagem que investiga as formações internas do nariz. Muitas vezes, o exame detecta a necessidade de realizar uma septoplastia, cirurgia que visa corrigir o desvio de septo nasal. As duas cirurgias podem ser realizadas juntas, sem qualquer tipo de prejuízo ao paciente, otimizando o processo de intervenção e recuperação.

Como é feita a turbinectomia?

A cirurgia de turbinectomia, em São Paulo, pode ser realizada por plano de saúde e ocorre em ambiente hospitalar e dura cerca de 1 hora e 30 minutos com anestesia geral.

A turbinectomia costuma ser realizada com o auxílio de um endoscópio, não sendo necessárias incisões externas. A alta está prevista para o mesmo dia ou para o dia seguinte à cirurgia. É um procedimento pouco doloroso, o sintoma mais comum no pós-operatório é o nariz entupido, que melhora muito após 7 dias, com a diminuição do edema e das secreções.

Podem ocorrer sangramentos leves ou sensação de cabeça pesada e nariz entupido, que tendem a cessar após alguns dias da cirurgia. Recomenda-se repouso durante os primeiros 20 dias e restrição de atividades físicas por até um mês, para auxiliar na cicatrização.

É normal que durante a recuperação haja a formação de crostas nasais, que são restos de secreção e sangue coagulado. Por isso, é indicada a realização de lavagem nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia, o que diminui as crostas. O paciente pode precisar retornar ao consultório nos primeiros 30 dias, para acompanhar a evolução da cicatrização e para que o médico retire o excesso de crostas.

A septoplastia para correção do desvio de septo nasal e a turbinectomia possuem alta taxa de sucesso no controle das doenças nasais. Há melhora nos sintomas como congestão nasal e diminuição do muco nasal. Além disso, há melhora significativa na qualidade de vida do paciente, por meio de uma respiração mais eficiente.

Em casos de dificuldades para respirar, alterações no sono ou ronco, procure um médico otorrinolaringologista. As cirurgias de septoplastia e turbinectomia são procedimentos relativamente simples, que podem ser realizados ao mesmo tempo e que podem ter um grande impacto em sua saúde.

Para saber mais sobre a cirurgia de Turbinectomia em São Paulo agende uma consulta, particular ou por convênio, com nossos médicos otorrinos.

A Clínica Imong está localizada próximo na Avenida Angélica, em São Paulo e credenciada nos melhores convênios do país para realizar consultas, exames e cirurgias pela Bradesco, Sul América entre outros