Terapia Sonora para Tratamento de Zumbido
Zumbido é som perceptível apenas pelo paciente, que na maioria das vezes parece estar na cabeça, outras em um ouvido específico, e incomoda a ponto de tirar o sono, gerar ansiedade, interferir na concentração e atrapalhar a qualidade de vida do paciente.

O zumbido não é uma doença, mas um sintoma. Antes de qualquer coisa é importante uma avaliação de um otorrinolaringologista que busque identificar a causa. A avaliação médica incluiu alguns exames metabólicos e ainda avaliação audiológica completa, incluindo audiometria tonal, audiometria vocal, imitanciometria e acufenometria.

O zumbido pode estar associado à perda auditiva ou não. Nos casos acompanhados de surdez a indicação é a adaptação de prótese auditiva , que pode ou não estar associada ao uso de gerador de som. Nos casos em que o paciente tem audição normal, além de tratamento medicamentoso o otorrino pode encaminhar o paciente para o tratamento fonoaudiológico com uso de gerador sonoro.

Na primeira consulta com a fonoaudióloga Andrea Soares, especialista em tratamento de zumbido, com diversos cursos na área, é realizada a avaliação auditiva para identificar se há perda, realizar a acufenometria para identificar frequência e intensidade do zumbido, e uma anamnese que busque identificar hábitos que possam interferir no tinnitus bem como a forma que este som interfere na qualidade de vida do paciente.

O tratamento do zumbido deve ser realizado com a associação do uso do gerador e mudanças de hábitos que irão contribuir com a melhora na percepção do tinnitus. O objetivo desta terapia é tratar a forma como o paciente encara o zumbido.

Sabemos que a causa mais comum do zumbido é a privação sensorial do córtex auditivo. A

Terapia Sonora para Tratamento de Zumbido

consiste no uso de um gerador de som que irá estimular o sistema límbico a fim de inibir a percepção do zumbido.

O protocolo é personalizado de acordo com as necessidades de cada paciente. Na Clínica Imong você encontra otorrinos que trabalham em parceria com a equipe de fonoaudiologia em São Paulo, buscando o melhor tratamento para cada caso.

Se você percebe zumbido no ouvido ligue e agende uma consulta com a equipe médica da Clinica Imong.
/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong