Adenoide
A carne esponjosa é um problema originado pelo crescimento exagerado do tecido linfoide na junção do nariz com a garganta. Também chamada de hipertrofia de

adenoide

, a carne esponjosa provoca sintomas como roncos e respiração oral.

A

hipertrofina da adenoide

está associada ao crescimento das amígdalas palatinas e linguais, pois todas estas estruturas compreendem o anel Linfático de Waldeyer. A função do anel linfático é apresentar ao corpo da criança os germes que habitualmente provocam infecções. Desta forma, a criança pode produzir células de defesa para o combate à infecção chamadas de anticorpos.

Nota-se o aumento das amígdalas e da adenoide na faixa dos 3 e 7 anos de idade e podem causar sintomas como dor de garganta, febre, mal estar, roncos e apnéia do sono.

Ao longo do tempo, a criança pode evoluir com "respiração bucal" ou respiração oral. Isso ocorre porque a amígdala e a adenoide aumentam muito de tamanho, causando estreitamento para respirar, principalmente durante o sono, levando a apneia do sono na infância.

Diferentemente dos adultos, a apneia do sono na infância pode se manifestar de diversas maneiras como: agitação e irritabilidade, mau desempenho escolar e a criança pode voltar a fazer xixi na cama (enurese noturna) sem causa aparente.

Na Clínica Imong, ao avaliar o paciente de carne esponjosa, o médico realizará a nasofibrolaringoscopia para descartar outros problemas como desvio de septo, sinusites e rinites.

Para os casos de respiração bucal, o otorrino da Clínica sugerirá a amigdalectomia associada à adenoidectomia. Procedimentos estes, que deverão ser realizados em ambiente hospitalar, que consistem na remoção da adenoide e das amígdalas palatinas.

A Clínica Imong, localizada na Avenida Angélica, reserva aos pacientes um ambiente acolhedor e confortável próximo ao metrô Paulista.

Para mais informações ou agendamento de consultas particulares ou de convênios, entre em contato.
/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong