Adenoide
Adenoide é conhecida como carne esponjosa provoca sintomas como roncos e respiração oral. É um problema originado pelo crescimento exagerado do tecido linfoide na junção do nariz com a garganta.

A hipertrofina da adenoide está associada ao crescimento das amígdalas palatinas e linguais, pois todas estas estruturas compreendem o anel Linfático de Waldeyer. A função do anel linfático é apresentar ao corpo da criança os germes que habitualmente provocam infecções. Desta forma, a criança pode produzir células de defesa para o combate à infecção chamadas de anticorpos.

Nota-se o aumento das amígdalas e da adenoide na faixa dos 3 e 7 anos de idade e podem causar sintomas como dor de garganta, febre, mal estar, roncos e apnéia do sono.

Ao longo do tempo, a criança pode evoluir com "respiração bucal" ou respiração oral. Isso ocorre porque a amígdala e a adenoide aumentam muito de tamanho, causando estreitamento para respirar, principalmente durante o sono, levando a apneia do sono na infância. Diferentemente dos adultos, a apneia do sono na infância pode se manifestar de diversas maneiras como: agitação e irritabilidade, mau desempenho escolar e a criança pode voltar a fazer xixi na cama (enurese noturna) sem causa aparente.

Na Clínica Imong, ao avaliar o paciente de carne esponjosa, o médico realizará a nasofibrolaringoscopia para descartar outros problemas como desvio de septo, sinusites e rinites.

Para os casos de respiração bucal, o otorrino da Clínica sugerirá a amigdalectomia associada à adenoidectomia. Procedimentos estes, que deverão ser realizados em ambiente hospitalar, que consistem na remoção da adenoide e das amígdalas palatinas.

A Clínica Imong, localizada na Avenida Angélica, reserva aos pacientes um ambiente acolhedor e confortável próximo ao metrô Paulista.

Nossos médicos são credenciados nos melhores hospitais de São Paulo. As cirurgias são realizadas por convênio ou particular. Para mais informações ou agendamento de consultas particulares ou de convênios, entre em contato.