Amigdalite

A inflamação acompanhada de inchaço nas amígdalas palatinas é definida pela medicina como amigdalite

As amígdalas são estruturas semelhantes às almôndegas localizadas ao lado da campainha (úvula) na cavidade oral.

Além das amígdalas, a doença pode acometer outros tecidos linfoides da cavidade oral, incluindo estruturas da faringe e a adenoide (conhecida popularmente como carne esponjosa). Por ser um quadro frequentemente doloroso, os pacientes acometidos devem procurar um otorrinolaringologista assim que o quadro começa a incomodar.

Nas crianças entre 3 e 7 anos de idade, o aumento das amígdalas e do tecido linfoide oral podem levar a ocorrência de roncos e amigdalites de repetição. O diagnóstico e o tratamento correto se fazem necessários para evitar possíveis complicações, tais como febre reumática, abscesso periamigdaliano, escarlatina e glomerulonefrite aguda.

A amigdalite crônica pode surgir paralelamente à "respiração bucal", chamada pelos otorrinos de respiração oral, que é a causa mais comum de roncos e apneia do sono na infância. Ambos os problemas acabam prejudicando a qualidade do sono da criança que, consequentemente, apresentará dificuldades de concentração, déficit no desempenho escolar, irritabilidade e agitação.

Para as amigdalites que não apresentam recorrência significativa e surgem apenas ocasionalmente por uma infecção viral ou bacteriana, o otorrino medicará com anti-inflamatório, analgésico e/ou antibiótico. No entanto, para as amigdalites crônicas que não respondem à terapia medicamentosa, a melhor conduta clínica é a remoção das amígdalas e da carne esponjosa por métodos cirúrgicos.

Em São Paulo, a Clínica de Otorrino reserva aos pacientes que buscam pelo tratamento, uma equipe de altíssimo nível capaz de abordagem individualizada e humanizada. Esclarecimento de dúvidas e foco no bem estar dos pacientes são os diferenciais do atendimento dos otorrinos da Imong.

Para mais informações ou agendamento de consultas, entre em contato conosco.