Apneia do Sono
O turbilhonamento de ar produzido pelo estreitamento das vias respiratórias quando o indivíduo dorme é definido pelos otorrinos como ronco. O quadro mais preocupante que o ronco, no entanto, é quando o paciente apresenta apneias respiratórias durante o sono.

A

apneia do sono

é caracterizada por paradas respiratórias de causa obstrutiva quando o paciente está dormindo. Isso ocorre pelo colabamento da parede da faringe, impedindo o fluxo de ar adequado, daí os roncos e as apneias.

Nos casos mais graves, há repercussão clínica como sonolência excessiva, dificuldade de concentração, cochilar facilmente, dor de cabeça principalmente de manhã e irritabilidade. Nestes casos, compreendem um conjunto de sintomas caracterizados como Síndrome da Apneia e Hipopneia do Sono (SAHOS).

A SAHOS, além dos sintomas citados acima, pode ser fator de risco para doenças cardiovasculares devido ao fato do coração trabalhar excessivamente quando deveria estar em “repouso”.

As causas da apneia são as variações anatômicas da faringe e da língua. O aumento da língua, cavidade oral estreita, hipertrofia de amígdalas e carne esponjosa, flacidez muscular da faringe estão entre as possíveis causas de SAHOS.

Você ou seu parceiro sofrem com noites mal dormidas? Agende uma consulta com um otorrino em São Paulo.

Na Clínica Imong, o corpo clínica fará o histórico da doença, hábitos de vida, uso de remédios e características do sono do paciente. Dentre elas: quantas horas dormidas, que horas o paciente vai dormir, dorme sempre no mesmo horário ou alterna turnos no trabalho, tem alguma dificuldade de pegar no sono ou acorda e não consegue mais dormir.

O exame físico consiste na avaliação anatômica da cavidade oral, nasal e avaliação do peso e altura. Além disso, a nasofibrolaringoscopia é mandatória nesta avaliação. O otorrino vai procurar por desvios de septo, sinais de rinite, verificar se há áreas de estreitamento da faringe com hipertrofia de adenoide e das amígdalas palatinas.

Após a consulta o paciente deve realizar exames para complementar o diagnóstico. Polissonografia é um exame no qual o paciente será avaliado dormindo com monitor cardíaco, pressão e oxigenação.

O

tratamento da apnéia

varia de acordo com a classificação. Tratamento com cirurgia do ronco é opção, assim como aparelhos intraorais e uso de CPAPs serão indicados de forma individualizada.

Agende sua consulta na clínica Imong localizada na região central de São Paulo e próxima ao metrô Paulista.
/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong