Otite

O termo "otite" vem do grego oto (ouvido) + ite (inflamação) e é um conjunto de doenças inflamatórias do ouvido. Tais afecções podem ser classificadas como agudas - quando surgem de forma repentina e a resolução ocorre em poucos dias - ou crônicas - quando os sintomas da otite permanecem por mais de 3 meses.

O tratamento se faz necessário para o controle dos sintomas como saída de secreção, controle da dor e inflamação dos ouvidos e melhora da acuidade auditiva e do zumbido. Além disso, o otorrino fará a avaliação inicial buscando não somente pelos sinais de otites mas também a procura de algum indício de complicação. As complicações são bem variadas e podem ser: perda auditiva definitiva, zumbido constante, tontura, paralisia facial, mastoidite, abscessos cerebrais e meningites.

otite infantil

O exame detalhado da orelha, palpação retroauricular procurando sinais de mastoidite, visualização do ouvido com a otoscopia e a avaliação da cavidade nasal são realizados logo na primeira consulta do paciente na Clínica Imong.

Localizada em São Paulo, a Clínica dispõe de um moderno consultório otológico, onde há totais condições da avaliação detalhada da otite, limpeza dos ouvidos com aspiração de secreção otológica e remoção de cerume , além dos exames ambulatoriais que vão contribuir para o diagnóstico como a audiometria e a nasofibrolaringoscopia. Tudo isso num único local!

Para auxiliar no diagnóstico e monitoramento do tratamento da otite média, o médico otorrino pode solicitar o exame de imitanciometria, ou timpanometria. Um exame indolor realizado em todas as idades.

O médico otorrino é o profissional indicado para avaliação e tratamento de infecções de ouvido, em qualquer idade. Ele prescreverá o melhor tratamento, que pode variar de acordo com a localização da infecção (orelha externa ou orelha média). Gotas otológicas, antibióticos orais, gotas antifúngicas, corticoides orais e tópicos e antinflamatórios são utilizados com sucesso para o tratamento. Alguns casos especiais, há a necessidade de tratamento cirúrgico como a timpanoplastia, a mastoidectomia, ou colocação de tubo de ventilação.

A Clínica Imong traz a qualidade e praticidade no tratamento de Otite em um ambiente moderno no bairro Higienópolis, em São Paulo. Para agendar sua consulta particular ou por convênio, entre em contato.