Zumbido no Ouvido

zumbido no ouvido

é um barulho que surge e pode perturbar o paciente de modo a afetar o sono, a concentração e a qualidade de vida. Muitos pacientes procuram atendimento psiquiátrico achando se tratar de alucinações. No entanto tais chiados são bem comuns, principalmente nos pacientes idosos.

De acordo com a literatura médica, ao redor de 90% dos pacientes que apresentam zumbidos, tem algum grau de perda auditiva mesmo que seja imperceptível. Tal associação ocorre pois a perda auditiva altera o funcionamento do nervo auditivo, gerando o zumbido. Esse zumbido é levado ao córtex cerebral e é trabalhado no sistema límbico, o sistema das emoções do cérebro.

O sistema límbido interpreta o zumbido como algo preocupante e que isso possa levará a alguma doença grave como surdez, tumor ou risco de vida. Sabemos hoje em dia que o zumbido não vai provocar tais complicações.

As causas de zumbido são variadas e estão relacionadas a diversos fatores: doenças metabólicas como diabetes, doenças da tireoide ou colesterol alto; doenças vasculares; distúrbios do sono e doenças psiquiátricas como depressão e ansiedade.

Na Clínica Imong, localizada na Avenida Angélica, em São Paulo, os otorrinos estão à disposição para realizar o diagnóstico, onde o paciente relatará o histórico de doenças sistêmicas e auditivas, assim como o uso de medicações e os hábitos de vida.

tratamento do zumbido no ouvido

deve ser multifatorial buscando o controle de todas as causas. Controle das doenças de base com medicações, dieta e atividade física regular; uso de aparelhos auditivos e tratamento dos ouvidos, quando necessário e a terapia de enriquecimento sonoro para controle dos zumbidos possuem ótimos resultados.

O zumbido, diferente do que muitos profissionais advogam, é um problema absolutamente controlável. Para auxiliar o otorrino no diagnóstico e tratamento, a equipe de fonoaudiologia coordenada pela Dra. Andrea Soares fará a audiometria, a terapia sonora e a adaptação de aparelhos auditivos, na própria Clínica.

Localizada no bairro de Higienópolis e próximo à Avenida Paulista, a Clínica une a qualidade do corpo clínico e a praticidade dos exames num mesmo ambiente. Agende sua consulta!