Avaliação Audiológica Infantil
Normalmente solicitada por médicos pediatras e otorrinos ao apresentar sintomas como diminuição de audição, secreção, dor de ouvido ou atraso de linguagem, a

Avaliação Audiológica Infantil

é normalmente composta por três exames: audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria. No caso de crianças precisamos adaptar o protocolo de acordo com a idade e desenvolvimento do paciente.

1. Audiometria tonal: avalia a quantidade de audição do paciente com apresentação de estímulos de tons puros entre as frequências de 250Hz a 8KHz. Para crianças pequenas, que ainda não falam, procuramos condicionar com brinquedos ou estímulos visuais para observar a reação do paciente ao som. Por isso chamamos esta avaliação de audiometria condicionada ou audiometria de reforço visual.

2. Audiometria vocal: buscamos observar a capacidade que o paciente tem de discriminar os sons da fala. Para crianças pequenas além de observar se respondem quando chamados pelo nome, podemos utilizar perguntas e respostas, pedir para apontar partes do corpo ou identificar desenhos de forma que consigamos detectar a intensidade que o paciente compreende a fala.

3. Imitanciometria: exame indolor e rápido, avalia a pressão da orelha média e reflexos estapedianos. Importante no diagnóstico de otite média e disfunção tubária principalmente para crianças com infecções de ouvido recorrentes. Também solicitado como pré operatório para avaliar a necessidade de uso de tubo de ventilação pode ser realizados desde 0 meses de idade.

É sempre importante entender o desenvolvimento da criança e adaptar um protocolo de

Avaliação Auditiva Infantil

. Esses exames dependem da colaboração da criança para permitir colocação da sonda da imitanciometria e interação durante a audiometria tonal e vocal.

Em casos de bebês ou crianças com atraso de desenvolvimento global é possível observar reações aos sons com instrumentos musicais além de tom puro e quando necessário encaminhar para exames objetivos que complementem o diagnóstico audiológico.

O exame é realizado por um fonoaudiólogo, dentro de uma cabina acústica e indolor. Com isso podemos saber o grau de perda auditiva e saber se há infecção de ouvido.

Quando uma criança apresenta atraso de linguagem ou infecções de ouvido recorrentes a avaliação auditiva infantil é um dos primeiros passos para o diagnóstico de atraso de linguagem. Atualmente por lei todas as crianças devem realizar o teste da orelhinha na maternidade e existe uma recomendação da Academia Americana de Pediatria que todas as crianças em idade escolar realizem audiometria para verificar possíveis alterações que possam interferir no aprendizado escolar.

Os pacientes que buscam por

Avaliação Auditiva Infantil São Paulo

podem contar com a Clínica Imong, usufruir de equipamentos de ponta, voltados para avaliação de crianças e profissionais altamente capacitados e especializados em atendimento infantil.

Na Clinica Imong os equipamentos podem avaliar a audição com auxilio de reforço visual, e realizar avaliação de reflexos estapedianos de alta frequência além de timpanometria com sonda de 1KHz específica para avaliação de bebês, buscando assim diagnóstico preciso e diferencial.

Agende exame de Avaliação Audiológica Infantil na Avenida Angélica, próximo a Paulista. Atendimentos por convênio e particular com possibilidade de solicitar reembolso no seu plano de saúde.