Estroboscopia

estroboscopia é indicada para todos os pacientes com queixas de rouquidão. Este exame possui outros nomes, como: estroboscopia, videolaringoestroboscopia, laringoscopia com estroboscopia, video-laringoestroboscopia e video-laringo-estroboscopia com endoscópio flexível.


Não há necessidade de um grande preparo para realizar este exame, desde que o paciente tenha acima de 10 anos de idade. Recomenda-se apenas que o paciente esteja de jejum de 2 horas.


O exame é realizado na própria clínica na Avenida Angélica em São Paulo, tendo duração de poucos minutos. Trata-se de uma ótica acoplada a uma câmera de vídeo, introduzida pela boca até a visualização das cordas vocais.


A laringoestroboscopia nos permite visualizar as cordas vocais com uma nitidez de imagem superior à videonasofibrolaringoscopia, pois apresenta uma única lente de aumento diferente do nasofibroscopio que possui um conjunto de fibras óticas para formar uma imagem.


O aparelho “dá a sensação” de movimento de câmera lenta. Visualizar o movimento em câmera lenta é importante para o diagnóstico de lesões das cordas vocais pois consegue-se estudar com detalhes a vibração da onda mucosa.


As doenças vocais mais diagnosticadas na estroboscopia são: calos vocais, pólipos vocais, cistos, edema de Reike, refluxo laringofaríngeo, entre outros.


Nasofibrolaringoscopia ou Estroboscopia?


Ambos exames nos mostrarão as cordas vocais. Os detalhes da onda mucosa e a imagem com melhor definição da laringoestroboscopia permite afirmar que, para o diagnóstico preciso de rouquidão, o melhor exame é a estroboscopia.


A Clínica Imong realiza o exame por convênio ou particular. O laudo pode ser gravado, o que auxilia profissional solicitante na análise das estruturas e da qualidade vocal do paciente.


Agende seu exame pelo telefone, WhatsApp ou email.

/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong