Amigdalectomia
Amigdalectomia é a cirurgia para remoção das amígdalas palatinas, ou seja, é a cirurgia para retirar ou remover as amígdalas.

As amígdalas ou tonsilas palatinas são estruturas localizadas na cavidade oral. Normalmente ocupando os espaços laterais à úvula (campainha). As amígdalas fazem parte do Anel Linfático de Waldeyer e participa do sistema imunológico do nosso corpo.

Amigdalectomia

As crianças tem suas amígdalas aumentadas de tamanhos pois é durante a fase pré escolar que ela terá os primeiros contatos com os germes mais comuns na comunidade como vírus e bactérias. Quando as tonsilas aumentam bastante de tamanho, podemos observar sintomas como respiração oral, amigdalites crônicas e acúmulo de restos alimentares também chamados de caseum. Nestes casos, pode ser necessária a cirurgia denominada

.

Em adultos, quando a função das amígdalas palatinas é prejudicada por repetidas amigdalites, a função de proteção deixar de ser exercida na medida em que as amígdalas passam a ser uma fragilidade do nosso sistema imunológico. Nestes casos, a cirurgia costuma ser a solução mais indicada, independentemente da idade.

Como é a Amigdalectomia?

Cirurgia das Amígdalas

deve ser feita em ambiente hospitalar e sob anestesia geral. É a cirurgia mais realizada pelos otorrinos em São Paulo e o quinto procedimento cirúrgico mais realizado no Brasil.

Recomenda-se jejum de 8 horas e o paciente não deve estar doente e com febre no dia da cirurgia. A Amigdalectomia costuma demorar em torno de 30 minutos e, normalmente, está associada a Adenoidectomia. Após o procedimento, o paciente é encaminhado a uma sala de recuperação anestésica e permanece em torno de 1 hora. A alta hospitalar deve ser no mesmo dia, mas pode-se adiar a alta caso haja necessidade.

Como é o pós operatório da Amigdalectomia

Os riscos e as complicações da Amigdalectomia são, felizmente, pouco frequentes. O pós-operatório da

Amigdalectomia SP

costuma provocar dores de garganta, perfeitamente controlados com analgésicos. O sangramento do local é o maior risco cirúrgico, recomendando-se o retorno ao hospital para reavaliação.

Localizada no bairro de Higienópolis e próximo ao metrô Paulista, a Clínica Imong atende convênios e particulares, conforme o melhor horário para a sua rotina. Agende sua consulta com otorrino da Clínica Imong, clique aqui.