Amigdalectomia
As amígdalas ou tonsilas palatinas são estruturas localizadas na cavidade oral. Normalmente ocupando os espaços laterais à úvula (campainha). As amígdalas fazem parte do Anel Linfático de Waldeyer e participa do sistema imunológico do nosso corpo.

As crianças tem suas amígdalas aumentadas de tamanhos pois é durante a fase pré escolar que ela terá os primeiros contatos com os germes mais comuns na comunidade como vírus e bactérias. Quando as tonsilas aumentam bastante de tamanho, podemos observar sintomas como respiração oral, amigdalites crônicas e acúmulo de restos alimentares também chamados de caseum. Nestes casos, pode ser necessária a cirurgia denominada

Amigdalectomia

.

Hoje em dia, a

Cirurgia das Amígdalas

deve ser feita em ambiente hospitalar e sob anestesia geral. É a mais realizada pelos otorrinos e o quinto procedimento mais realizada no Brasil. Recomenda-se jejum de 8 horas e o paciente não deve estar doente e com febre no dia da cirurgia.

A cirurgia costuma demorar em torno de 30 minutos e, normalmente, está associada a Adenoidectomia. Após o procedimento, o paciente é encaminhado a uma sala de recuperação anestésica e permanece em torno de 1 hora. A alta hospitalar deve ser no mesmo dia, mas pode-se adiar a alta caso haja necessidade.

O pós-operatório da

Amigdalectomia SP

costuma provocar dores de garganta, perfeitamente controlados com analgésicos. O sangramento do local é o maior risco cirúrgico, recomendando-se o retorno ao hospital para reavaliação.

Localizada no bairro de Higienópolis e próximo ao metrô Paulista, a Clínica Imong atende convênios e particulares, conforme o melhor horário para a sua rotina.