Rinosseptoplastia é a cirurgia estética / funcional que combina os princípios de melhora da funcionalidade respiratória, com a estética da região do nariz mais agradável ao paciente.
A plástica facial é um dos procedimentos mais buscados nos dias de hoje no Brasil e no Mundo. Nosso padrão de beleza se baseia na simetria da face. Portanto, a busca pela correção de possíveis assimetrias para deixar o nariz mais harmônico cresce a cada dia.
Se você tem uma queixa funcional como um desvio de septo e obstrução nasal já conhecidos e também uma questão estética que incomoda - como um dorso do nariz mais alto ou uma ponta menos definida - e tem o desejo de fazer uma cirurgia estética, é interessante que realize as duas correções ao mesmo tempo - parte funcional e estética. A Rinosseptoplastia contempla este dois procedimentos cirúrgicos que consistem em corrigir o desvio de septo nasal funcionalmente e corrigir esteticamente as assimetrias na face provocadas pelo nariz.
Na Clínica Imong, localizada no bairro de Higienópolis, o paciente passa por uma avaliação do cirurgião especialista em Rinosseptoplastia, onde explicará como é a cirurgia e todos os procedimentos que a cercam. Entre outros aspectos, destaca-se: as diferentes técnicas a serem usadas de acordo com a queixa do paciente, o tipo de pele e a cor da pele podem fazer diferença no resultado e a expectativa que o paciente tem em relação ao procedimento.
O nariz fica natural após a cirurgia?
Dependerá da técnica utilizada pelo cirurgião. Em estruturações mais simples, o cirurgião posiciona a ponta do nariz de forma projetada, esperando que naturalmente o nariz irá cair um pouco. O problema é que em alguns casos os narizes não caem muito e ficam empinados demais. Agora, em estruturações com técnicas mais modernas, o cirurgião pode escolher exatamente a posição da ponta do nariz, com chances reduzidas de cair com o passar do tempo.
Como é a preparação para a rinosseptoplastia?
Depois da consulta, o paciente também passará por uma avaliação e por uma sessão de fotos no pré operatório da Rinosseptoplastia. Devidamente documentado, o paciente será orientado quanto aos exames pré-operatórios convencionais como o hemograma, raio-X de tórax, eletrocardiograma e a tomografia dos seios da face.
Como é a cirurgia de rinosseptoplastia?
A cirurgia ocorre em ambiente hospitalar com anestesia local e sedação, tendo duração estimada de quatro horas.
A Rinosseptoplastia deve ser feita com o paciente em jejum de no mínimo 8 horas. Os exames e fotos realizadas na consulta devem ser levadas no dia da cirurgia.
E depois da cirurgia? Como é o pós operatório?
Após a cirurgia, são feitos curativos nasais que serão trocados no primeiro retorno ao consultório - normalmente em uma semana - e um gesso plástico, chamado de Aquaplastic, que costuma ficar de 7 a 10 dias, estruturando o nariz.
Não é uma cirurgia que causa muita dor. Comumente se vê pacientes se queixarem mais da obstrução nasal, que melhora em torno de duas semanas.
Aconselha-se aos pacientes submetidos a cirurgia, evitar nos primeiros meses pós cirurgia, atividade física com contato, exposição solar, uso de óculos, para garantir que o nariz recém-construído fique no lugar.
O resultado definitivo pode vir em até 1 ano, pois inchaços na face podem ocorrer neste período. Vale a pena ter um pouco de paciência, pois o resultado será ótimo no final.
A Clínica Imong oferece um local agradável aliado à equipe médica experiente que poderá orientar e oferecer o melhor tratamento cirúrgico. Localizada na região central de São Paulo e próxima ao metrô Paulista, está pronta a adequar o horário conforme a sua disponibilidade.