Reabilitação Vestibular

Reabilitação Vestibular é uma forma de tratamento baseado em manobras e repetição de exercícios oculares, cefálicos e corporais que objetivam a recuperação do equilíbrio e das tonturas.


A Terapia de Reabilitação Vestibular beneficia crianças, adultos e idosos na diminuição parcial ou total das queixas de vertigem, sensação de flutuação, caminhar oscilante e escurecimento da visão. Pode ser complementar ao tratamento medicamentoso ou atuar de forma exclusiva, dependendo da avaliação e determinação médica.


Cada vez mais, a Reabilitação tem sido indicada por otorrinos, neurologistas e clínicos, porque seus benefícios já foram comprovados pela ciência. As indicações mais comuns são para pacientes com VPPB, histórico de quedas e tonturas.


O tratamento busca adaptar, habituar e até substituir a função vestibular diminuindo as tonturas e prevenindo quedas. A intervenção é realizada em forma de terapia que pode variar de uma à dez sessões, raramente ultrapassando esse limite, onde o fonoaudiólogo da Imong personaliza o treinamento e orienta a realização de atividades para casa.


Diversos fatores podem interferir no funcionamento do labirinto causando tonturas, vertigens, instabilidade e desequilíbrio, geralmente acompanhados de náusea, zumbido, sensação de ouvido tampado e diminuição da audição. A reabilitação vestibular São Paulo, com técnicas personalizadas para cada caso, acelera o processo de compensação dos sistemas que envolvem o equilíbrio, diminui os sintomas e melhora a qualidade de vida.


Pacientes submetidos à reabilitação vestibular SP, apresentam melhora em aspectos funcionais, orgânicos e emocionais, mensurados em estudos por questionários e escalas visuais. Na prática, além das questões relacionadas à tontura, são relatados também outros resultados como diminuição de sintomas como zumbido, depressão, indisposição e melhora na integração social.


Na Clínica Imong, localizada na Avenida Angélica, em São Paulo, você encontra manobras de reposicionamento e terapia de reabilitação vestibular com recursos tecnológicos são inovadores com resultados comprovados por inúmeros estudos científicos.


Alem das intervenções personalizadas com base nos protocolos mais estudados e utilizados por pesquisadores, dispõe-se da abordagem com estímulos por realidade virtual, com a utilização de recursos tecnológicos como simuladores para conflito sensorial por estimulação com imagens em DVD, BlueRay, televisão 3D, aplicativos, óculos de realidade virtual e videogames que, comprovados em estudos científicos, trazem resultados estatisticamente significantes na melhora da qualidade de vida dos pacientes.


Recursos como televisão 3D, blue-ray, home-theater, óculos de realidade virtual, vídeo-game e eletroestimulação, estão disponíveis para os pacientes com atividades cuidadosamente escolhidas para cada caso e fase do tratamento.


A terapia é realizada por fonoaudiólogo especializado que dedica seu estudo e pesquisa no tratamento funcional das doenças do labirinto.


Os atendimentos são geralmente realizados semanalmente, podendo variar conforme o caso e a evolução apresentada durante o tratamento assim como o número de sessões.


Para iniciar, o paciente passa por uma consulta de avaliação para direcionar o tratamento e deve trazer todos os exames realizados para o diagnóstico e a indicação médica.


Para sua consulta ou tratamento com os nossos fonoaudiólogos especializados, entre em contato.

/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong