Surdez


Antes de falar sobre surdez, vamos falar sobre como escutamos?


O estímulo sonoro chega ao ouvido através do conduto auditivo externo até chegar à orelha média. Na orelha média, ocorre a vibração do tímpano e amplificação sonora através do movimento articulado dos ossículos dos ouvidos (o martelo, a bigorna e o estribo). O estímulo sonoro é transformado em estímulo elétrico quando chega à cóclea e será levado ao sistema nervoso central pelo nervo auditivo (coclear).


Quando apresentamos alguma falha neste trajeto, apresentaremos deficiência auditiva. As causas da surdez são variadas e de acordo com a localização. Por exemplo, rolha de cerúmen, otites, otosclerose, tumores de ouvidos, doenças genéticas, doenças autoimunes, trauma acústico e envelhecimento auditivo são causas de perda auditiva.


Na Clínica Imong, os otorrinos realizam a avaliação auditiva, quando da sensação de ouvido abafado, zumbido ou tontura.


A consulta inicia-se com o histórico do paciente e a avaliação da otoscopia, buscando deformidades no pavilhão auricular, rolhas de cera ou sinais de otite. Na própria consulta, se houver procedemos à remoção de cerúmen e tratamento das possíveis otites.


O essencial é realizar o exame, a audiometria. Este exame é simples e pode ser realizado desde bebês até idosos, basta realizar adaptação com brinquedos para avaliação infantil. A curva audiométrica sugerirá o local exato da doença. Na clínica em São Paulo, o exame poderá ser feito no mesmo dia da consulta, evitando marcação de nova consulta para mostrar resultados.


Com o diagnóstico já apurado, o otorrino iniciará o tratamento. Medicações como antibióticos, corticoides orais ou gotas otológicas; Cirurgias como tubos de ventilação, mastoidectomias, timpanoplastias, estapedotomias ou implantes cocleares; fonoterapia com reabilitação auditiva e adaptação de aparelhos auditivos.


Perda auditiva, ou surdez, pode ocorrer em todas as idades. Por isso é recomendado que crianças com atraso de fala, em fase escolar e com otites recorrentes façam audiometria regularmente. Adultos e idosos também devem monitorar a audição anualmente.


Otorrinos e fonoaudiólogos com expertise no diagnóstico, reabilitação auditiva e colocação de prótese auditiva. Atendemos os principais convênios médicos de São Paulo. Agende sua consulta!

/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong