Remoção de Cerúmen

A remoção de cerúmen é indicada a pacientes que apresentam rolha de cera nos condutos auditivos, podem ter sintomas como: sensação de audição abafada, zumbido, dor de ouvido e saída de secreção escura dos ouvidos.


Estava escutando mal, procurei o otorrino e melhorei após a lavagem dos ouvidos. Isso é real ou propaganda enganosa? Minha avó está ficando surda e a limpeza dos ouvidos vai curá-la?


Na Clínica Imong, estas perguntas são recorrentes. Nestes casos, a remoção de cerúmen, através da lavagem dos ouvidos é o melhor tratamento.


Infelizmente, não há milagres na otorrinolaringologia. O paciente que apresenta algum distúrbio da audição deve procurar um médico especialista para realizar o diagnóstico correto. Caso não haja cera no canal auditivo, a lavagem de ouvidos será ineficaz e outros tratamentos serão propostos.


Opções de limpeza dos ouvidos são as curetas ou aspiradores de ouvidos. O uso de gotas otológicas (Cerumin®) para amolecer a cera pode ser necessário para facilitar na limpeza.


Existem riscos no procedimento, principalmente se realizado por um profissional não habilitado. São eles: laceração do conduto auditivo, perfuração do tímpano e deslocamento dos ossículos do ouvido e infecção pós limpeza. Portanto, não se recomenda fazer remoção de cerúmen em casa ou com pessoas que não tenha título de especialista de Otorrinolaringologia.


Para pacientes com queixa de ouvido tampado, é recomendado realizar audiometria logo após a lavagem dos ouvidos. Na Clínica Imong você pode agendar os dois procedimentos no mesmo dia.


A Clínica possui um corpo clínico qualificado e com títulos de especialistas pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.


Entre em contato e agende sua consulta por convênio ou particular, através da central de relacionamento.

/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong