Disfonia é a rouquidão, definida pelos Otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. Quando ocorrem defeitos de fonação originados por causas orgânicas, funcionais ou neuropsíquicas sucede-se então a disfonia: uma perturbação da voz manifestada em um timbre falho e rouco.
Trabalhadores que usam a voz como instrumento de trabalho são as maiores vítimas da disfonia - telefonistas, cantores e professores, por exemplo. Por isso, quando a rouquidão se torna um impedimento para exercer a rotina diária, é natural que o paciente busque por profissionais especializados.
Conforme aponta a literatura médica, a emissão de uma voz limpa depende inteiramente da função pulmonar e da vibração adequada das cordas vocais, além da ressonância do som por ajustes das estruturas vocais e da articulação das palavras pelos órgãos fono articulatórios.
A equipe de otorrinolaringologia da Clínica Imong, reconhece que a rouquidão pode comprometer as atividades do dia a dia. Por isso, desenvolveu um formato de atendimento exclusivo para aqueles que buscam pelo tratamento.
Para um diagnóstico preciso, é realizada uma avaliação completa da voz, das doenças recentemente ocorridas, bem como do histórico profissional do paciente − no que se refere ao uso prolongado da voz −, paralelamente a exame minucioso da cavidade oral, nasal e palpação do pescoço. Em alguns casos, também é necessário realizar exames como a Laringoscopia, Nasofibroscopia e estroboscopia para detecção de lesões nas cordas vocais.
Os diagnósticos são os mais variados possíveis: nódulos, cistos, pólipos, paralisias, tumores nas cordas vocais ou desequilíbrios psíquicos que interferem diretamente na fonação. Ao identificar as causas da disfonia, o otorrino em São Paulo indicará o tratamento mais adequado, conforme as particularidades do quadro - fonoterapia vocal, medicações e cirurgias são opções terapêuticas para cada caso.
Para solicitar mais informações, entre em contato com a equipe da Clínica e esclareça suas dúvidas. Também disponibilizamos a marcação de consultas por whatsapp e e-mail.