Adenoidectomia
Cirugia de Adenoidectomia é um procedimento cirúrgico realizado com frequência em crianças e acredita-se que a adenoidectomia previne a recorrências dos sintomas nasais.

Adenoidectomia é a cirurgia de remoção das glândulas adenóides da região entre as vias respiratórias e a parte posterior da garganta (nasofaringe).

A adenoide, também chamada de carne esponjosa, é uma estrutura semelhante à amígdala palatina mas está localizada na parte posterior do nariz e na parte superior da faringe. Observa-se aumento desta estrutura nas crianças de 3 a 7 anos de idade. Isso ocorre por conta dos primeiros contatos com vírus e bactérias que fazem a criança adoecer. Nos primeiros anos de vida, nossa imunidade não está bem formada e é exatamente por este motivo que as crianças possuem as amígdalas e a adenoide tão aumentadas: para captar microorganismos e melhorar a imunidade.

Quando carne esponjosa aumenta de tamanho, podemos observar: roncos, respiração oral, apneia do sono e até otites de repetição. Nestes casos, recomenda-se a cirurgia denominada.

Como é a cirurgia Adenoidectomia?

A Cirurgia da Adenoide deve ser feita em ambiente hospitalar e sob anestesia geral. Recomenda-se jejum de 8 horas e o paciente não deve estar doente ou com febre.

A Adenoidectomia demora em torno de 30 minutos. Pode-se fazer pelo método convencional com curetagem do tecido adenoideano ou colocação de ótica, visualização e retirada da Carne Esponjosa. Após o procedimento, o paciente é encaminhado a uma sala de recuperação anestésica e permanece em torno de 1 hora. A alta hospitalar deve ser no mesmo dia, mas pode-se adiá-la caso haja necessidade.

É comum o otorrino associar a amigdalectomia das palatinas no mesmo procedimento. Pois em alguns casos de roncos e apneia do sono podem ter as duas causas (hipertrofia de adenoide e de amígdalas).

Como é o pós operatório da Adenoidectomia?

<

O pós operatório costuma provocar dores de garganta, perfeitamente controlados com analgésicos. O maior risco cirúrgico é o sangramento do local e, nestes casos, é recomendado o retorno ao hospital para reavaliação.

Agende sua consulta para a avaliação do seu caso ser tratado com a cirurgia da adenoide em São Paulo.

Atendimentos de convênio e particulares nos horários que melhor se adequam a sua disponibilidade. Localizada no bairro de Higienópolis e próximo ao metrô Paulista.