Nasofibrolaringoscopia
O exame
Quando é indicado o exame de Nasofibroscopia?
O objetivo é diagnosticar patologias das cavidades nasais, laringe e faringe. Sintomas como congestão nasal persistente, dificuldade de respiração, problemas de deglutição ou perda da voz serão melhores avaliados, chegando-se a diagnósticos mais precisos nos casos de rinite, sinusite, desvio de septo nasal, adenoide e calos vocais.
Pacientes com queixa de ronco e apneia do sono também podem ser encaminhados para a realização desse exame.
Como é o exame de Nasofibrolaringoscopia?
O procedimento dura poucos minutos e consiste na introdução de uma fibra ótica na cavidade nasal e na garganta. Esta fibra ótica possui uma câmera acoplada na sua ponta que permite avaliar a faringe, descendo o fibroscópio até a laringe e as cordas vocais. As imagens da fibra ótica é visualizada em tamanho aumentado no monitor, para análise do otorrinolaringologista, em tempo real.
O exame é bem tolerado em pacientes de todas as idades, não necessita de anestesia geral e tem duração de poucos minutos. Por isso, pode ser realizado em um ambiente mais aconchegante de um consultório moderno e bem localizado na região de Higienópolis, próximo ao metro Paulista.
Para os pacientes que buscam atendimento de otorrino em São Paulo, nossa equipe de especialistas fará a consulta e, se for necessário, será feito o exame na mesma hora. Desta forma, oferecemos uma consulta completa e com toda praticidade do exame no mesmo dia.
Como você viu, o exame, apesar de simples, requer um otorrinolaringologista experiente, pois tem conhecimento sobre as estruturas da região que envolve o nariz, ouvido e garganta. Para agendar seu exame com os otorrinos da Imong, entre em contato. Atendimento por Convênio ou particular.
Nasofibrolaringoscopia
também pode ser chamado de videonasofibroscopia, videonasolaringoscopia com endoscópio flexível ou nasofibroscopia. Este exame nada mais é do que uma endoscopia do nariz e da garganta. Igualmente ao exame de endoscopia digestiva, é introduzida uma fibra ótica dentro do nariz e da garganta para visualizar suas estruturas internas. A Nasofibrolaringoscopia é realizada durante a própria consulta com o otorrino. Sem a necessidade de esperar o resultado ficar pronto, como acontece nos Laboratórios. O exame é simples e indolor, pois utiliza-se um spray anestésico no nariz, evitando desconfortos na introdução do tubo. Na Clínica Imong, o novo aparelho possui ótima resolução e é realizado por uma equipe formada por otorrinos formados pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).