Nasofibrolaringoscopia

O que é e para o que serve a Nasofibrolaringoscopia?



O exame é um dos mais importantes para detectar doenças do nariz e garganta e pode ajudar no tratamento de diversas doenças, como dores de cabeça, rinites e apnéia.


Alguma vez você já precisou fazer um exame de endoscopia digestiva? Pois saiba que a nasofibrolaringoscopia funciona de forma semelhante a uma endoscopia. A técnica usa uma sonda nasal para analisar as estruturas internas do nariz, da laringe e da faringe.


Esse exame também pode ser chamado de videonasofibroscopia, videonasolaringoscopia com endoscópio flexível ou nasofibroscopia. É um procedimento relativamente simples, que pode ser realizado durante a consulta com o médico otorrinolaringologista, no próprio consultório.


Uma fibra ótica é introduzida pelo nariz, para visualizar por vídeo as estruturas internas. O médico pode pedir também que o paciente realize manobras para ver mobilidade da musculatura. Para maior conforto do paciente, é usado um spray nasal anestésico. O procedimento é relativamente rápido e simples e não exige preparo. A única recomendação é que a pessoa esteja sem comer por, pelo menos, duas horas, para evitar náuseas.  


As imagens são captadas pela câmera, com iluminação adequada e alta-definição, o que permite um diagnóstico mais preciso de diversos problemas. A grande vantagem é que o resultado é imediato e o médico já pode receitar o tratamento na mesma hora.



Nasofibrolaringoscopia


Para que serve a nasofibrolaringoscopia?


Este é um dos principais exames para investigar diversas queixas do paciente, como tosse, rouquidão, dificuldade para respirar ou engolir, dores de garganta ou sangramentos nasais.  A nasofibrolaringoscopia está indicada para auxiliar no diagnóstico de alterações da cavidade nasal, como desvios no septo nasal, sinusite, tumores nasais, hipertrofia dos cornetos, pólipos nasais, entre outros. 


Trata-se de um exame importante para pacientes com queixa de ronco e apneia do sono e casos de refluxo gástrico. Problemas gerais de deglutição, perda do olfato e paladar, perda da voz e calos vocais estão entre algumas das patologias detectadas pela nasofibrolaringoscopia. Em alguns casos, assim como a endoscopia digestiva, pode ser realizada a biopsia, que consiste na retirada de uma amostra para análise laboratorial, complementando o diagnóstico de imagem.


Essa capacidade de captar alterações em toda a cavidade nasal é um ponto positivo do exame, pois permite o diagnóstico de diversas patologias e ajuda o médico a estabelecer um tratamento adequado para o problema que afeta as vias aéreas.


O exame não dura mais que 15 minutos, não causa dor e é bem tolerado por pacientes de todas as idades. Após a realização, a pessoa pode retomar suas atividades diárias normalmente. 


Na clínica IMONG a nasofibrolaringoscopia é realizada com equipamento de última geração, por médicos habilitados pela Faculdade de Medicina da USP, em um ambiente acolhedor no bairro do Higienópolis, em São Paulo. Em caso de qualquer desconforto de nariz e garganta, agende sua consulta com nossa equipe e realize seu exame.

/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong