Surdez
O estímulo sonoro chega ao ouvido através do conduto auditivo externo até chegar à orelha média. Na orelha média, ocorre a vibração do tímpano e amplificação sonora através do movimento articulado dos ossículos dos ouvidos (o martelo, a bigorna e o estribo). O estímulo sonoro é transformado em estímulo elétrico quando chega à cóclea e será levado ao sistema nervoso central pelo nervo auditivo (coclear).

Quando apresentamos alguma falha neste trajeto, apresentaremos deficiência auditiva. As causas da

surdez

são variadas e de acordo com a localização. Por exemplo, rolha de cerúmen, otites, otosclerose, tumores de ouvidos, doenças genéticas, doenças autoimunes, trauma acústico e envelhecimento auditivo são causas de perda auditiva.

Na Clínica Imong, os otorrinos realizam a avaliação auditiva, quando da sensação de ouvido abafado, zumbido ou tontura.

A consulta inicia-se com o histórico do paciente e a avaliação da otoscopia, buscando deformidades no pavilhão auricular, rolhas de cera ou sinais de otite. Na própria consulta, se houver procedemos à remoção de cerúmen e tratamento das possíveis otites.

O essencial é realizar o

exame da surdez

, a audiometria. Este exame é simples e pode ser realizado desde bebês até idosos, basta realizar adaptação com brinquedos para avaliação infantil. A curva audiométrica sugerirá o local exato da doença. Na clínica em São Paulo, o exame poderá ser feito no mesmo dia da consulta, evitando marcação de nova consulta para mostrar resultados.

Com o diagnóstico já apurado, o otorrino iniciará o

tratamento da surdez

. Medicações como antibióticos, corticoides orais ou gotas otológicas; Cirurgias como tubos de ventilação, mastoidectomias, timpanoplastias, estapedotomias ou implantes cocleares; fonoterapia com reabilitação auditiva e adaptação de aparelhos auditivos.

Otorrinos e fonoaudiólogos com expertise no diagnóstico, reabilitação auditiva e colocação de prótese auditiva. Atendemos os principais convênios médicos de São Paulo. Agende sua consulta!