Aprenda a cuidar da voz depois dos abusos das festas de fim de ano
Rouquidão e irritação de garganta são comuns após os abusos das festas, mas alguns pequenos cuidados podem ajudar a recuperar a voz.
As festas de final de ano e a época de férias são altamente esperadas e são ótimas para comemorar e reunir a família. O problema são os excessos. É normal que nessa época do ano ocorram alguns exageros com o uso da voz. Conversas empolgadas, gritos de alegrias, música alta e até mesmo a contagem regressiva podem levar a excessos que causam rouquidão e afonia.
A falta da voz é um problema bastante incômodo, mas, na maior parte das vezes, é passageiro. Os sinais de alerta são quando a rouquidão se torna repetitiva, há dor ao falar ou sensação constante de garganta coçando ou pigarro. Esses casos exigem uma visita ao especialista para exames de rotina que podem mostrar se tudo está bem com o sistema vocal.
Apesar dos impactos naturais causados pelo uso inadequado da voz, alguns cuidados podem ajudar a amenizar essa condição e colaborar na recuperação do tom. Vamos lá:
1 – Beba água: Tente tomar pequenos goles de água durante toda a noite, para evitar que as cordas vocais fiquem ressecadas. Se já estiver rouco, beba água durante todo o dia, de sete a oito copos para manter a hidratação até o quadro sumir e, se possível, adote este hábito para a vida.
2 – Alimentação: Mastigue bem os alimentos e evite comidas muito gordurosas. Prefira grãos, legumes, frutas e verduras. Uma boa dica para recuperar a voz é comer uma maçã. A fruta tem poder adstringente e ajuda a limpar as cordas vocais.
3 – Pigarrear: A rouquidão pode criar uma necessidade constante de pigarrear. Isso pode piorar o quadro ao invés de ajudar. Quando sentir incômodo na garganta, prefira beber água ou deglutir algumas vezes.
4 – Bocejar: O ato ajuda a relaxar toda a musculatura da região do pescoço. Aproveite para espreguiçar-se e fazer alguns alongamentos.
5 – Descanse: Uma das melhores formas de evitar que a rouquidão piore é dormir bem e evitar o uso excessivo da voz. Procure falar menos e não force as cordas vocais. A prática de exercícios intensos também não é recomendada.
6 – Cuidado com o álcool: A bebida causa irritação nas vias respiratórias. Além disso, ocorre uma sensação de relaxamento e anestesia que pode piorar o quadro, já que fica impossível controlar o esforço que fazemos ao falar. Além disso, o álcool ainda desidrata o organismo.
7 – Café: Durante o período de rouquidão, deve ser evitado. No cotidiano, deve ser consumido com moderação. Ele causa desidratação das cordas vocais e aumenta a acidez do estômago, que pode provocar refluxo.
8 – Cigarro: Esse deve ser banido o ano inteiro. Causa profunda irritação das cordas vocais, diminui a circulação sanguínea e provoca laringite. Com o tempo, a voz fica rouca e perde potência. Além disso, a nicotina presente no cigarro é uma das principais causadoras de câncer da laringe.
9 – Respire corretamente: Pois é, a forma como respiramos afeta diretamente a nossa voz. Procure falar de forma pausada, respirando e tomando cuidado para manter o tom ideal e a musculatura relaxada. Procurar um médico otorrinolaringologista pode ajudar a resolver qualquer tipo de problema com a respiração, que pode afetar a qualidade da voz.
10 – Não force a voz: Se perceber qualquer incômodo, tente falar normalmente, dentro do limite que sua voz permitir. Não sussurre, não grite e não tente falar além do que consegue. Em geral, alguns dias de descanso e seguindo os cuidados recomendados resolvem o problema.
11- Temperatura: Durante o período de rouquidão evite alterações bruscas de temperatura. É preciso cuidado com o ar condicionado, frio e calor excessivo e evitar bebidas em temperaturas extremas.
12 – Modere nos condimentos: Apesar do sabor melhorado, comidas com muita pimenta e outros temperos podem causar irritação nas cordas vocais, o que piora a rouquidão. Prefira alimentação leve.
A voz é um dos principais mecanismos que usamos para nos comunicar e cuidar dela é fundamental. Mantenha uma rotina de hábitos saudáveis e cuide da saúde vocal constantemente, sempre buscando ajuda médica quando perceber qualquer alteração importante.
Lembre-se de evitar, durante as festas de fim de ano e o período de férias, os excessos de qualquer natureza, principalmente bebidas, gritos ou o consumo de alimentos gordurosos e pesados. Aproveite a época para comemorar com responsabilidade!