Confira dicas para ter uma garganta saudável

A saúde da sua garganta é muito importante. No entanto, infelizmente, é comum que as pessoas só se lembrem de cuidar dela quando já estão doentes. Há uma grande necessidade de manter a garganta saudável e se precaver durante o ano inteiro para protegê-la da melhor forma, a fim de garantir o seu bem estar.

Essa falta de cuidado com a garganta está, ainda, norteada por dúvidas comuns nas pessoas. Tem gente que quer saber como cuidar da voz e garganta, mas desconhece o médico que cuida da garganta, por exemplo. Ou, então, quer descobrir a fruta boa para garganta.

Para sanar todas as suas dúvidas, confira algumas dicas que trouxemos para uma garganta saudável (tem muitas coisas boas para a garganta)!

Aprenda meios de conseguir manter sua garganta saudável I Foto:Freepik

Como deve ser uma garganta saudável?

Primeiramente, é importante que você saiba identificar os aspectos de uma garganta saudável. Preste atenção: ela não pode parecer muito vermelha, grande, inchada ou com placas brancas. Nesses casos, procure um médico otorrinolaringologista para avaliar uma possível inflamação.

Se os linfonodos (filtros naturais, que nos ajudam no combate à doenças, também conhecidos popularmente como ínguas, quando inchados) estiverem inflamados e sensíveis no pescoço, não será um bom sinal. São os linfonodos que auxiliam o seu corpo na luta contra as infecções, sendo pequenas formações de tecido em formato de feijão na sua garganta.

O que é bom para manter a garganta saudável?

Ao aprender como manter essa área saudável, você consequentemente descobre como cuidar da voz e garganta. Confira alguns passos a se seguir para chegar a esse objetivo:

Alimente-se de forma saudável

Qualquer coisa que você come influencia na saúde da sua garganta, por isso foque em ingerir coisas boas para a garganta. Além disso, é mais fácil você ficar doente se sua dieta não for saudável, visto que sua imunidade fica prejudicada.

Dessa forma, escolha sempre alimentos frescos e com muita vitamina C para comer com frequência, um exemplo de fruta boa para garganta – rica em vitaminas essenciais – é a laranja.

Coma Mel com Própolis

O mel possui diversas propriedades positivas para o seu corpo e garganta. Por ser um poderoso agente antibacteriano e antifúngico, combate com êxito tanto bactérias, como vírus ou qualquer outro micro-organismo que tente invadir o seu corpo.

Por sua vez, o própolis ajuda a reduzir a inflamação das cordas vocais e a secura, sendo bastante usado para combater infecções.

Hidrate-se

A importância da hidratação é alta, não só para a garganta, mas para todo o seu organismo. Por isso, você deve manter a área da garganta úmida, bebendo, pelo menos, 2 litros de água por dia. Dessa forma, suas cordas vocais ficarão hidratadas, evitando que a área aqueça e resseque – o que pode causar desconforto, dor ou rouquidão.

Descanse bem

O sono ajuda a reparar e a descansar todo o seu organismo. A garganta não fica de fora, isso é observado porque se você dormir mal, provavelmente, acordará com a voz um pouco abafada e arranhada.

Não fume

O pulmão não é o único afetado pela fumaça e pelas toxinas do cigarro, todo o sistema respiratório fica comprometido e isso inclui a sua garganta.

Cuidado com a higiene e hábitos bucais

Segundo Rafael Costa Lopes Ramos (CRM 150888), médico otorrino pela USP e pós-graduando em Medicina Esportiva, do corpo clínico da Imong, “para mantermos nossa garganta saudável é importante uma boa higiene bucal, evitar abusos vocais”

O que não se pode comer com a garganta inflamada?

O ideal para se ingerir enquanto estiver com a garganta inflamada são alimentos em forma líquida ou com consistência pastosa, pois agridem menos a garganta. Dessa forma, comidas e bebidas que prejudicam essa área são alimentos duros, como granola, cereais ou torradas. Isso porque são mais fáceis de arranhar a área sensível ao engolir, além de causar dor.

Bebidas e alimentos gelados, como é o caso do sorvete, não são recomendados em um quadro de garganta inflamada. Sucos de frutas ácidas, como abacaxi e laranja, devem ser evitados, pois a acidez provoca dor ao passar na garganta. No entanto, as frutas podem ser aproveitadas em vitaminas, já que a mistura com o leite diminui um pouco da acidez.

Também deve-se reduzir a ingestão de café, álcool, laticínios e alimentos pesados, que aumentam o acúmulo de muco. Ao invés disso, opte pelo leite vegetal.

Como saber se minha garganta está inflamada ou infeccionada?

O médico otorrino Rafael Costa explica que na “infecção, obrigatoriamente, temos que pensar em algum microrganismo como agente causador, no caso da garganta, vírus ou bactérias”.

Nessa linha, o médico fala, ainda, dos sintomas. “Em geral, nesses casos, os sintomas são mais exuberantes, a dor mais intensa, pode haver prostração, mal estar, dores no corpo e em alguns casos até febre. Pacientes que ainda possuem as amígdalas podem notar o aparecimento de placas brancas (pus) sobre as amígdalas nos casos de infecção”, prossegue.

Ele frisa o fato de que ter pus nas amígdalas não necessariamente indica infecção bacteriana, pois a diferenciação entre vírus e bactérias é avaliada por outras características no momento do diagnóstico do médico. “Quando falamos apenas em inflamação, o agente infeccioso sai da jogada. Em geral, o acometimento é muito mais localizado, apenas dor local, de menor intensidade e duração e em geral associado a fatores mecânicos. Toda infecção tem uma inflamação, mas nem toda inflamação é causada por infecção”, completa.

Quais hábitos mais afetam a garganta?

De acordo com a resposta do doutor Rafael sobre o assunto, alguns exemplos de hábitos que podem ser prejudiciais à sua garganta são: “respirar muito pela boca, beber pouco líquido, usar muito a voz, seja gritando, seja falando durante muito tempo ou seja forçando”.

Qual o médico que cuida da garganta?

Muitas pessoas têm essa dúvida e se confundem com certos termos. A resposta é que os médicos otorrinolaringologistas realizam tratamentos, consultas e diagnósticos.

Já os Fonoaudiólogos dão suporte aos Otorrinolaringologistas realizando exames e terapias.

Onde encontrar uma clínica de confiança para manter minha garganta saudável?

Para que a sua avaliação, diagnóstico ou tratamento sejam os melhores possíveis, é importante que busque por uma clínica com médicos de confiança. Nesse caso, a Clínica Imong é a opção ideal para você!

Com 50 anos de tradição aliada à inovação, é um centro de excelência em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia que preza pelo constante aperfeiçoamento de seus profissionais, de pesquisas e de novas tecnologias. Todo o corpo clínico da Imong é formado por médicos formados na USP, então saiba que vai passar pelos melhores profissionais!

A clínica foi desenvolvida com base no respeito incondicional à vida humana, se tornando um centro de referência em diagnóstico e tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta.

A Imong atende diversos convênios e também faz atendimentos particulares para todas as idades. Agora que você já sabe como manter uma garganta saudável, entre em contato para descobrir como agendar sua consulta, exame ou procedimento com os melhores profissionais da área.