Você sabia que o consumo excessivo de bebida alcoólica pode causar tontura?

Beber demais, mesmo que ocasionalmente, pode desencadear crises de tontura e afetar a saúde do labirinto

Festejar é uma delícia. E com a dupla verão – carnaval é difícil resistir a cair na farra. Nessa época, é comum que as pessoas acabem exagerando no consumo de bebidas alcoólicas o que pode trazer uma série de efeitos para o organismo. A maioria deles – ainda bem – passam em pouco tempo, assim que o organismo se recupera. Mas o que pouca gente sabe é que o álcool pode desencadear crises de tontura e até zumbido.

O corpo pode apresentar uma série de reações adversas após a ingestão de 40 miligramas de etanol por cada 100 mililitros, sendo essa quantidade capaz de causar desconforto no dia posterior – a famosa ressaca. Entre os principais sintomas da ingestão exagerada de bebida alcoólica estão: sede, sensação de boca seca, dor abdominal, náusea e vômitos. A hipoglicemia induzida pelo álcool pode afetar o funcionamento cerebral, levando ao cansaço e mudanças de humor. O corpo ainda sofre de alterações no padrão do sono, bem como na sua qualidade, levando à fadiga.

Existem muitos fatores que influenciam a forma como o corpo vai reagir à bebida. Variantes como idade, sexo, estrutura física, condições de saúde e a frequência com que se bebe. Além disso, o tipo de bebida consumido e a associação com determinados alimentos e medicamentos podem potencializar o efeito do álcool.

Mas qual é a relação entre bebida alcoólica e tontura?

A tontura é um sintoma de que algo em nosso organismo não está bem. Pode ser caracterizada de diversas formas, como sensação de desmaio e impressão que o ambiente está girando, mesmo com tudo estático. As causas da tontura são muitas, incluindo problemas metabólicos, como glicose baixa ou alta, uma alimentação pobre em vitaminas, uma disfunção hormonal ou o consumo de álcool. Doenças cardiovasculares, inflamações variadas, doenças neurológicas, enxaquecas e o uso de medicamentos estão entre outras causas da tontura.

Alguns estudos já comprovam que o álcool interfere no equilíbrio do indivíduo. As intensas repercussões metabólicas, psíquicas e neurais do uso exagerado de álcool afetam a saúde do labirinto. Por exemplo, as alterações neurológicas e metabólicas causadas pelo consumo de bebida afetam o equilíbrio. É daí que vem o andar cambaleante que as pessoas alcoolizadas costumam apresentar, bem como a falta de coordenação motora.

Isso ocorre, pois o álcool muda a dinâmica dos neurotransmissores, resultando em alterações no funcionamento do sistema nervoso central. O álcool ataca os neurônios e confunde a maneira como os neurotransmissores enviam informações entre uma célula nervosa e outra.

Além disso, ele também atinge de maneira direta o funcionamento do labirinto (um dos responsáveis pelo equilíbrio), pois causa uma “alteração da densidade do líquido que temos dentro deste órgão, já que o álcool penetra as diferentes regiões do labirinto em velocidades diferentes e isso pode causar a sensação de vertigem ou tontura rotatória” – explica Danilo Real, médico da clínica IMONG especializado em otoneurologia e problemas do equilíbrio e labirinto.

O álcool é também considerado uma substância ototóxica, ou seja, que pode causar intoxicação no sistema auditivo, causando lesão degenerativa nas células do ouvido. Sabe-se que a exposição a substâncias químicas e tóxicas podem causar perda parcial ou total da função vestibular e/ou coclear, afetando diretamente a audição e podendo causar tontura. Além do álcool, entram nesse grupo os medicamentos usados sem prescrição médica, já que muitas drogas também podem afetar o sistema auditivo. Por isso, é importante nunca automedicar-se.

Além de desencadear a tontura, o consumo de álcool pode estar relacionado com outro sintoma que afeta os ouvidos: o zumbido. Um exemplo clássico é alteração na absorção de vitamina B1 ou B12, que pode acontecer em pacientes com histórico de abuso de álcool. Essas vitaminas são importantes para função dos nervos periféricos. O nervo coclear (da audição e envolvido no zumbido) é um dos pares cranianos e pode ser comprometido. Vale lembrar que assim como a tontura, o zumbido não é uma doença em si, mas sim um sintoma de que algo em nosso corpo não está em equilíbrio. Em caso de episódios recorrentes de tontura ou zumbido, procure sempre pela opinião do médico otorrinolaringologista.

Divertir-se e confraternizar com os amigos é ótimo, mas é bom que seja praticado com responsabilidade. Além dos efeitos nocivos ao organismo, o álcool pode causar uma série de acidentes. Por isso, ao escolher pela folia, lembre-se sempre de beber com moderação.