Escuto mas não entendo: o que isso significa?

Escuto mas não entendo

. O que indica esta queixa de escutar mas não entender o que se fala? Conversamos com a fonoaudióloga Andrea Soares (CRFª 2-11424), sócia da Clínica IMONG, que explica porque algumas pessoas conseguem escutar os sons, mas não entender seus significados.


Por Andrea Soares (CRFª 2-11424)

Muitos pacientes quando chegam ao consultório para avaliar sua audição me dizem a seguinte frase: “Eu escuto mas não entendo”.

Na maioria das vezes, depois do exame, constatamos uma dificuldade de audição.

Por que isso acontece?

Normalmente começamos a perder a audição pelas frequências agudas (sons mais finos), depois frequências médias e então as graves. Nossa curva audiométrica está normalmente em rampa.

Mas o que isso significa?

Quando alguém fala, a voz atinge desde frequências graves até as mais agudas. Nos casos de perda auditiva por conta do envelhecimento, a presbiacusia, ou  de perda auditiva induzida por ruído o nosso ouvido é capaz de captar os sons graves perdendo informações agudas onde se concentram fonemas como os da letra “s”,”x” e “d”, por exemplo.

Sendo assim, nós conseguimos mesmo ouvir a voz, mas não entendemos o significado das palavras por perder parte da informação auditiva.



E o que fazer nesse caso?

A melhor solução é o uso de prótese auditiva (“aparelho de surdez”). Atualmente os aparelhos auditivos são digitais e podemos aumentar os sons apenas nas frequências com perda identificadas nos exames e permitir a entrada natural naquelas com audição dentro da normalidade.

Com isso, não há desconforto com ruído, como era muito comum com os aparelhos antigos. Com o uso da prótese auditiva, há melhor compreensão de fala e percepção de sons ambientais como canto de pássaros, água pingando, chuva, campainha entre outros.

Se você sente dificuldade para entender o que é falado, procure um médico otorrino e fonoaudiólogo para avaliação auditiva. A adaptação precoce de um aparelho auditivo e estimulação do processamento auditivo estimulam o cérebro e auxiliam na prevenção de demência.

Clínica IMONG está preparada para atender pacientes na avaliação, diagnóstico e reabilitação de perda auditiva com profissionais experientes.

Está cada vez mais fácil marcar consultas e exames com otorrino e fono em São Paulo. Entre em contato com a Clínica IMONG por meio de nosso site, por e-mail , WhatsApp (11 99388-1151) ou por telefone com nossas secretárias (11 3125-6510).
/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong