O que é o exame otoneurológico?
Seu médico solicitou o exame otoneurológico. Agora o que é o exame otoneurológico?
Por Cleiton Fortes (CRFa.2-16967)
O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para o diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”. Na verdade, a labirintite é um dos tipos de distúrbios do labirinto que geralmente causam tonturas, vertigens, náuseas, desequilíbrio, e até mesmo queixas auditivas como zumbido, sensação de ouvido e dificuldades para ouvir.
O exame também é conhecido por diversos nomes peculiares como testes vestibulares, veng, pesquisa de nistagmo, prova calórica, eletronistagmografia, videonistagmografia ou ainda vectonistagmografia. O objetivo é avaliar o funcionamento do sistema vestibular e auditivo, verificar simetria e quantificar as respostas de cada labirinto registradas por eletrodos conectados ao computador.
O estímulos são realizados e analisados por fonoaudiólogo especializado que orienta o paciente sobre cada prova e descreve os resultados em um relatório para ser apresentado ao médico que solicitou juntamente com os registros computadorizados.
O exame tem duração média de uma hora e os estímulos são geralmente bem tolerados. Em alguns casos. em que há muita sensibilidade do labirinto, alguns pacientes podem sentir desconforto e tontura e por isso é importante dar atenção ao preparo disponibilizado no agendamento. As recomendações para o exame garantem a confiabilidade nos resultados e evitam desconforto ao paciente.
Para agendar o exame otoneurológico na Clínica Imong, entre em contato clicando aqui.