O zumbido: sintoma ou doença?


A primeira coisa que devemos saber sobre o tinnitus ou mais popularmente chamado de zumbido é que ele não é uma doença mas sim um sintoma, ele é um indicativo de que existe algo de errado com o nosso ouvido. O zumbido pode aparecer de diversas formas, som de abelha, apito, panela de pressão, qualquer percepção auditiva anormal pode ser chamada de tinnitus ou zumbido.

Novembro, mês de informação sobre zumbido, misofonia e hiperacusia.

Causas do Zumbido



Existem muitas causas descritas para o zumbido, também chamado de tinnitus ou acúfeno, mas a mais comum delas é a perda de audição. De acordo com o  Tratado de Otorrinolaringologia SBORL sintoma de zumbido é em 90% das vezes resultado desta perda que pode ser percebida ou não pelo paciente. Às vezes, inclusive, é o primeiro sinal da perda auditiva, e por isso o primeiro exame que devemos fazer no processo diagnóstico é a audiometria, audiometria de altas frequências e acufenometria.


De acordo com o Relatório Mundial da Audição, divulgado pela OMS em março de 2021, uma a cada quatro pessoas terão perda auditiva até 2050.


Outra causa frequente é a somatossensorial, está relacionada com os músculos ao redor do ouvido e do pescoço, existem conexões entre esses músculos e as vias auditivas que podem ser responsáveis pelo zumbido  e conforme o paciente muda posição da cabeça ou range os dentes ( bruxismo) o zumbido pode mudar de característica e de intensidade. 

A irrigação sanguínea para a cóclea ( orgão responsável pela audição) é muito delicada e qualquer alteração metabólica como, diabetes, hiper ou hipotiroidismo, baixas doses de vitaminas, vitamina D, vitamina B12, pode piorar ou desencadear o zumbido, justamente por isso, exames metabólicos fazem parte da investigação de pacientes que apresentam esse sintoma.


Ansiedade e stress também podem atuar, estimulando as vias auditivas responsáveis pelo zumbido, aumentando esse sintomas.


Quando o tinnitus é unilateral devemos investigar um pouco mais a fundo, pois pode ser um sintoma de uma doença rara, mas existente, um tumor benigno chamado neurinoma do acústico. Nesses casos, uma ressonância magnética pode ajudar na investigação.


Algumas doenças como a doença de Meniére podem apresentar zumbido entre os sintomas, juntamente com tontura e sensação de ouvido tampado. Geralmente os sintomas aparecem em conjunto e podem durar minutos ou horas.


O mais importante para um paciente com o sintoma de tinnitus é ter a consciência de que, na maioria das vezes, a causa é multifatorial.  Sendo assim, a investigação e o tratamento não são simples. Para o tratamento ser efetivo, com melhora significativa deste sintoma, muitas vezes é necessário um atendimento interdisciplinar.
O médico otorrinolaringologista pode trabalhar juntamente com outros profissionais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos endocrinologistas e até mesmo psiquiatras.


Para saber mais leia o texto Zumbido no Ouvido que escrevemos

Se você percebe este sintoma, agende uma consulta com um dos nossos especialistas.

/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong