Otoplastia: saiba tudo sobre a cirurgia para corrigir as orelhas de abano

Relativamente simples e rápido, a otoplastia pode ser realizado por otorrinolaringologistas e devolve a autoestima e autoconfiança da criança.

Certamente, quem tem a famosa “orelha de abano” já sofreu com os comentários maldosos na infância ou adolescência. O problema é mais comum do que se imagina e costuma ter um impacto enorme na autoestima e na socialização da criança. A boa notícia é que a condição é facilmente tratável com uma cirurgia conhecida como otoplastia.

Esse procedimento consiste na correção da curvatura da orelha, de modo que ela fique em harmonia com os traços do rosto. A otoplastia pode alterar a proporção, forma e posição da orelha, dependendo de cada paciente. Ela pode ser realizada tanto como função estética, para melhorar a autoconfiança, como em casos corretivos, para tratar sequelas de acidentes e cirurgias mal sucedidas.

A otoplastia é feita com uma incisão na parte de trás da orelha, por onde são acessadas as cartilagens que serão moldadas e reposicionadas. São usados pontos para garantir a curvatura correta e podem ser retirados pedaços de cartilagem para a redução do tamanho da orelha. O corte é fechado usando pontos de fixação internos e absorvíveis. A anestesia pode ser local ou geral, dependendo da necessidade. O procedimento dura em torno de duas horas e o paciente costuma ir para casa no mesmo dia.

Como é o reparo e a recuperação da otoplastia?

Antes de realizar a cirurgia o paciente deve realizar exames laboratoriais e ser avaliado por um médico. A preparação para a otoplastia envolve jejum de oito horas, incluindo água, e a suspensão de medicamentos anticoagulantes e anti-inflamatórios de acordo com orientação do médico. Os cabelos devem ser lavados no dia anterior e recomenda-se evitar alimentos gordurosos e fumar antes e logo após a cirurgia.

A recuperação costuma ser relativamente simples. O paciente deixa o hospital usando um curativo do tipo capacete, que será removido no consultório médico durante a consulta de retorno, que costuma ocorrer entre 7 e 10 dias. Após a retirada do curativo, o paciente deve usar uma faixa por cerca de 30 dias, o que ajuda na cicatrização e  a manter as orelhas no lugar, melhorando o resultado final da cirurgia. Cerca de duas semanas após o procedimento, já é possível perceber o resultado.

Durante a recuperação, deve-se evitar praticar esportes e dormir de lado, para evitar pressionar a região. É fundamental evitar coçar a área, já que as mãos podem levar bactérias ao corte, bem como as unhas podem ferir a pele inchada, o que aumenta o risco de infecção. O paciente deve evitar tomar sol durante dois meses. As queixas de dor no pós-operatório são raras. Caso ocorra, o médico deve ser avisado para a administração de analgésicos.

Quais as complicações da otoplastia e quem pode fazer?

Em geral, a otoplastia é uma cirurgia simples e sem complicações. As mais comuns são infecção local, saída dos pontos ou quelóides. No entanto, todas essas condições podem ser tratadas no consultório com a abordagem correta. Por isso, é fundamental realizar o acompanhamento médico após a cirurgia e seguir todas as recomendações para obter um resultado satisfatório. Realizando o pós-operatório corretamente, diminuem as chances da necessidade de um novo procedimento cirúrgico.

A otoplastia é indicada para crianças a partir dos seis anos de idade, mas cada caso deve ser analisado junto com o médico. Como na idade pré-escolar o crescimento das orelhas chega a quase 100% do tamanho final, a otoplastia costuma ser realizada a partir dos seis/sete anos. A cirurgia não deve ser realizada por pessoas que apresentem problemas de cicatrização, doenças com risco de morte, anemia ou infecções de ouvido não tratadas.

Quase sempre, os primeiros resultados da otoplastia podem ser visualizados logo após os dois primeiros meses, quando há uma diminuição do inchaço local. No entanto, o resultado final só pode ser percebido depois de seis meses. A cicatriz costuma ser discreta, já que fica em uma região que não é visível. Tomando os devidos cuidados, ela vai ficando mais fina e mais clara o que ajuda para um resultado quase imperceptível.

O bullying é um problema sério entre crianças e que pode afetar o desenvolvimento e o rendimento escolar. Por mais que seja uma cirurgia estética, a otoplastia tem uma enorme função social, pois ajuda no psicológico do paciente, devolvendo-lhe a autoestima e qualidade de vida.