Conheça os alimentos que podem causar ou piorar a tontura

Em períodos de festas, podemos acabar exagerando na alimentação e piorar a tontura e quadros de vertigem. Saiba quais alimentos causam o problema e como evitar.

Bolo de fubá, canjica, quentão, pé de moleque. As festas juninas, uma das mais importantes comemorações do Brasil, trazem consigo uma série de delícias impossíveis de resistir. Mas, fugir da dieta durante os meses frios pode trazer consequências para o organismo. Isso ocorre pois determinados alimentos tendem a piorar determinados quadros, como é o caso da tontura. O sintoma tende a piorar com o consumo de doces e outros pratos que são comuns nessa época do ano. Saiba quais são eles e como evitar uma crise.

A tontura é uma sensação desagradável que afeta muitas pessoas em algum momento de suas vidas. Ela pode ser descrita como uma sensação de desequilíbrio, vertigem ou perda de estabilidade. Existem várias causas possíveis para a tontura, incluindo problemas no ouvido interno, labirintite, enxaqueca e distúrbio de ansiedade. O médico irá pesquisar as possíveis causas com exames complementares para um diagnóstico preciso.

tontura

No entanto, um fator muitas vezes negligenciado é a alimentação. Certos alimentos podem desencadear episódios de tontura em algumas pessoas. É o caso, por exemplo, do açúcar. O excesso de doces pode causar um desequilíbrio no organismo, agravando ou desencadeando quadros de vertigem.

Quando consumimos uma quantidade excessiva de açúcar, o nível de glicose no sangue aumenta rapidamente. Isso resulta em um pico de energia seguido por uma queda abrupta dos níveis de açúcar no sangue. Essa flutuação pode levar à hipoglicemia, que pode causar tontura, fraqueza, confusão e outros sintomas.

Além disso, o consumo de açúcar pode aumentar a produção de urina, causando desidratação, bem como levar a um estado inflamatório crônico no corpo. A inflamação pode afetar o funcionamento normal do sistema vascular e nervoso, contribuindo indiretamente para a tontura. Além disso, o consumo excessivo de açúcar pode levar a um desequilíbrio no microbioma intestinal, que desempenha um papel crucial na regulação do humor e do equilíbrio geral do corpo, afetando todas as funções cerebrais.

Alguns outros alimentos que podem causar ou piorar a tontura são:

– Cafeína: um estimulante encontrado no café, chá, refrigerantes, chocolates e alguns alimentos. O consumo excessivo de cafeína pode levar à tontura, especialmente em pessoas sensíveis. A quantidade prejudicial varia de pessoa para pessoa, mas é recomendável limitar a ingestão diária a 400 mg. Por ser uma substância estimulante, ela pode aumentar a pressão, elevar a circulação sanguínea e os batimentos cardíacos, causando até enxaquecas.

– Álcool: O consumo excessivo de álcool pode causar tontura devido aos seus efeitos desidratantes e na pressão arterial. Além disso, bebidas alcoólicas em excesso podem aumentar a densidade dos líquidos labirínticos, causando vertigem.A quantidade prejudicial varia de acordo com o indivíduo e sua tolerância ao álcool, mas é recomendável consumir com moderação. Apesar do nível de álcool ser baixo em bebidas como o quentão, recomenda-se cuidado na ingestão dessa substância. Se for consumir, prefira o vinho quente, já que o teor alcoólico do vinho é menor do que o da cachaça, que é normalmente usada no quentão.

– Alimentos processados: Alimentos ricos em açúcares refinados, gorduras saturadas e aditivos artificiais podem causar flutuações nos níveis de açúcar no sangue e afetar a pressão arterial, resultando em tontura.Além disso a grande quantidade de conservantes, aromatizantes e saborizantes presentes nesses produtos podem ser um veneno para a química do corpo, piorando quadros de tontura. É importante evitar ou limitar o consumo de alimentos processados, não só em festas, mas na rotina diária como um todo.

– Alimentos ricos em sódio: Uma ingestão excessiva de sódio pode causar retenção de água e aumentar a pressão arterial, levando à tontura em algumas pessoas. É recomendável reduzir o consumo de alimentos processados, enlatados e salgados. Pipoca ou milho com excesso de sal, assim como molhos industrializados e refrigerantes estão neste grupo.

– Gorduras: frituras, como pastéis e batatas fritas, assim como carnes processadas e gordurosas, como bacon e salsichas devem ser evitados. São alimentos que aumentam a quantidade de sódio no organismo e com digestão lenta.

Sintomas de Tontura
Os sintomas de tontura podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:

– Sensação de desequilíbrio ou instabilidade.

– Vertigem, uma sensação de que o ambiente está girando.

– Náusea ou vômito.

– Visão turva.

– Sudorese excessiva.

– Palpitações cardíacas.

– Dificuldade em se concentrar.

– Ansiedade.

– Aprendendo a identificar os sinais de tontura, o paciente pode buscar ajuda m[edica especializada para diagnosticar e tratar o problema. Os tratamentos possíveis incluem beber água para evitar a desidratação, que pode causar tontura, evitar o consumo excessivo de álcool e cafeína e não fumar. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental e a prática de exercícios ajudam a evitar episódios de tontura.

Outro ponto importante é o gerenciamento do estresse. Pratique técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda ou ioga, para reduzir a ansiedade e a depressão.

Se os episódios de tontura forem frequentes, intensos ou acompanhados de outros sintomas preocupantes, é importante buscar atendimento médico. Um profissional de saúde pode realizar exames e diagnosticar a causa subjacente da tontura, fornecendo um tratamento adequado que pode ou não envolver medicamentos. Por meio da reabilitação vestibular, por exemplo, o paciente é capaz de adaptar, habituar e até substituir a função vestibular diminuindo as tonturas e prevenindo quedas.

Embora possa ter várias causas, a alimentação desempenha um papel importante e pode piorar a tontura. Lembre-se sempre de consultar um médico otorrino para obter orientações personalizadas com base nas suas necessidades individuais e aproveite as festas com mais saúde.