Dor de garganta pode ser Covid?

Será que dor de garganta é um sintoma característico do covid?

Uma dor de garganta pode ser causada por várias razões: gripe, infecção e outras. Em anos anteriores à pandemia de Covid-19, esse já era um sintoma suficiente para despertar atenção e cuidados, mas, agora, com a pandemia, os cuidados com a dor de garganta devem ser redobrados. Isso porque, entre alguns dos sintomas que a Covid-19 causa, está a dor de garganta. Diante da importância desse tema, a Imong preparou este conteúdo para você entender quando a dor de garganta pode ser Covid, o que fazer e como se prevenir da covid. Acompanhe o texto para entender mais.

sintoma de covid dor de garganta

O que é Covid-19?

A Covid-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-Cov-2 da família coronavírus e transmitida, principalmente, por meio de mãos e gotículas contaminadas. A Covid causa infecções respiratórias que podem evoluir para graus graves e, até mesmo, levar à morte.

De acordo com o Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus, publicado pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2020, a doença começa como uma gripe comum em 5 dias após a infecção. A partir disso, a doença pode continuar atenuada ou evoluir para um grau mais grave, incluindo o óbito. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o óbito por Covid pode ocorrer em um intervalo entre 6 e 41 dias.

Quando a dor de garganta pode ser covid?

Segundo a médica da Clínica Imong Dra Nathália Campos, otorrinolaringologista pela USP, “a dor de garganta pode ser sintoma de covid mesmo quando isolada. Apesar de ser um sintoma menos comum, a dor de garganta deve ligar nosso radar sobre a possibilidade de infecção pelo SARS COV 2”.

Mas a grande questão é saber quando a dor de garganta é provocada pelo coronavírus e quando pode ser sintoma de outra infecção. É importante ter atenção que a Covid-19 geralmente se manifesta junto com outros sintomas. Ainda de acordo com a Dra. Nathália, os sintomas mais comuns da Covid são febre, tosse e mal-estar ou fadiga.

Para ter certeza se a dor de garganta é mesmo Covid, é preciso procurar um médico otorrinolaringologista, que fará a avaliação clínica, dará o diagnóstico e recomendará o tratamento necessário. Se você mora em São Paulo, poderá procurar a Clínica Imong. Mas, se você não está na capital paulista, não tem problema. Basta agendar uma teleconsulta com os profissionais altamente qualificados da clínica.

Outros sintomas de Covid-19

A Covid não causa apenas dor de garganta, mas outros sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar, dor de cabeça, perda de olfato, perda de paladar, dor nos olhos, nariz entupido ou escorrendo e, em casos mais graves, cansaço e dor no peito. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, é possível ter todos os sintomas, ou apenas alguns deles.

O que pode gerar dor de garganta?

Covid dá dor de garganta, mas esse sintoma não é causado apenas pela Covid. A dor de garganta também pode ser causada por outras razões, como lembra a Dra. Nathália Campos, “a dor de garganta pode ser o primeiro sintoma de infecções respiratórias virais, amigdalites e faringites”.

Além dessas causas, a dor de garganta também pode ser causada por resfriado, gripes, alergia, fumo, poluição do ar, ar seco e refluxo gastroesofágico, que é quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, liberando ácido estomacal. Isso gera dor de garganta. No caso da dor de garganta não ser um sintoma da covid, o paciente precisa procurar um otorrinolaringologista para que este profissional identifique a causa.

Como saber se estou com covid?

Se você apresenta algum dos sintomas comuns da Covid, é preciso procurar um atendimento médico. Depois da avaliação clínica, o médico poderá recomendar o teste para indicar a presença do vírus no organismo. De acordo com o artigo científico “Covid-19, análise das estratégias de prevenção, cuidados e complicações sintomáticas”, publicado na Revista Desafios, o teste mais indicado para identificar a presença da SARS-CoV2 é o RT-PCR, que colhe uma amostra do RNA do vírus, a parte do vírus que carrega as suas informações. Essa coleta acontece por meio da introdução de hastes flexíveis na garganta e no nariz do paciente.

Outro teste utilizado é o teste sorológico, conhecido como teste rápido. Esse método colhe o material sanguíneo, que em contato com o reagente, detecta a presença dos anticorpos contra a Covid.

Quais os problemas que a covid pode gerar?

Além dos sintomas comuns que a SARS-CoV2 pode causar, como dor na garganta, a doença também pode gerar complicações. Segundo estudo “Characterisation of in-hospital complications associated with Covid-19 using the ISARC WHO Clinical Characterisation Protocol UK: a prospective, multicentre cohort study”, publicado na revista científica The Lancet, complicações renais, pulmonares e cardíacas são as mais comuns em pessoas que tiveram Covid. As faixas-etárias mais afetadas pelas complicações são aquelas acima de 50 anos, correspondendo a 51% e 43%, das pessoas entre 40 e 49 anos.

Como se prevenir da contaminação pelo coronavírus?

Além de saber o que a Covid causa e como identificar a doença, também é necessário saber como se prevenir da doença. Alguns dos cuidados que devem ser adotados são o distanciamento social, uso de álcool em gel, uso de máscara e, sempre que houver a oportunidade, higienizar as mãos com água e sabão. Outros cuidados importantes para se prevenir da contaminação são evitar compartilhar objetos e higienizar as compras antes de guardá-las.

Conheça a Imong

Prestando serviços de qualidade há 54 anos, a Clínica Imong foi fundada por médicos do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Desde então, é um centro de excelência em otorrinolaringologia e fonoaudiologia. Esse padrão de qualidade é possível porque a clínica trabalha de forma interdisciplinar entre fonoaudiólogos e médicos, formados pela USP e com experiência em hospitais como o Sírio Libanês.

Se após ler este texto, você suspeitou que a sua dor de garganta pode ser covid, procure a Imong. A clínica atende pessoas de todas as idades, convênios e de forma particular. A partir do trabalho de profissionais pós-graduados e uso de equipamentos modernos, o paciente recebe uma avaliação individual, podendo fazer exames com a mesma equipe. Não espere sua dor de garganta piorar. Procure a Imong assim que notar o incômodo na garganta.

Lembre-se de que dor de garganta é sintoma da contaminação pelo coronavírus, uma avaliação médica é essencial.

Se preferir agende uma teleconsulta para saber se você tem sintomas de Covid.