História Clínica da Tontura
Tontura é um sintoma que pode ser definido como a sensação de perturbação na orientação espacial. No entanto, é extremamente incomum o paciente relatar seu sintoma dessa maneira. Vamos falar sobre a História Clínica da Tontura?
É muito mais usual surgir na consulta com o otorrino em São Paulo, na Clínica Imong, um ou mais dos seguintes termos:
1- crise de labirintite;
2- vertigem ou sensação de movimento apesar de estar em repouso;
3- instabilidade, desequilíbrio ou falta de equilíbrio;
4- cabeça pesada, leve, flutuante ou vazia;
5- sensação de balanço como estar em uma jangada ou barco;
6- visão turva, apagando ou borrada;
7- sensação de desmaio ou desfalecimento;
É muito importante deixar o paciente falar de maneira livre sobre como ele sente a sua tontura. Muitos pacientes sentem constrangimento em especificar suas impressões e analogias que relacionadas ao sintoma e suas causas. Vale lembrar que não existe forma “certa ou errada” de sentir ou relatar a tontura para o otorrinolaringologista. É função do profissional ouvir e interpretar esses relatos da melhor forma possível com intuito de construir as hipóteses diagnósticas da origem da tontura.
Existem mais de 30 causas para a tontura e a maior ferramenta para se chegar ao diagnóstico correto é a história clínica. Entendermos as diversas características da tontura é essencial:
1- Surge em crises ou é contínua?
2- Ocorre espontaneamente ou é desencadeada por alguma posição ou movimento específico?
3- Piora com stress, jejum, privação de sono, café ou doces?
4- Tem náusea associada?
5- Tem zumbido ou sensação de ouvido abafado junto com a tontura?
6- Tem dor de cabeça associada?
São estes detalhes que auxiliam na formação de hipóteses diagnósticas para as causas da tontura. Essas hipóteses diagnósticas são essenciais para nortear o exame físico e a solicitação de exames complementares que visam confirmar o diagnóstico. Portanto, podemos concluir que uma boa história clínica inicial é o melhor caminho para ajudar o paciente com tontura.