Tonturas constantes podem sinalizar problemas de saúde

Para entender melhor o que significam essas

tonturas constantes

, conversamos com o otorrinolaringologista Daniel Lorena Dutra (CRM 104.294), membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e da American Rhinology Society.

Clínica IMONG: As tonturas constantes podem ser um sinal de doença?

Dr. Daniel: A tontura é um sintoma que as pessoas podem descrever de várias formas. Algumas se referem a uma sensação de rotação ou de desequilíbrio, estas duas descrições são mais típicas de tontura. Mas a sensação de “cabeça vazia” ou de “chão flutuando” podem ser associadas ao que as pessoas chamam de tontura também.

Inúmeras doenças podem gerar tontura, trata-se de um sintoma muito pouco específico, desde alterações agudas ou crônicas de ouvido como a Vertigem Postural Paroxística Benigna, Doença de Meniere, entre outras, até problemas neurológicos como derrames (Acidente Vascular Encefálico), alterações metabólicas como diabetes não controlado, podem ser a causa de tontura.

Clínica IMONG: Quais podem ser as principais causas da tontura, portanto?

Dr. Daniel: Uma das causas mais comuns das tonturas constantes é a Vertigem Postural Paroxística Benigna. Ela se trata de um quadro no qual o paciente apresenta tontura geralmente com sensação de rotação desencadeada em determinadas posições.

Outras causas são Doença de Meniere, Neuronite Vestibular, Enxaquecas, Alterações Vasculares Cerebrais(isquemias ou hemorragias), tumores cerebrais (tumores do nervo vestibular), e até controle ruim de doenças que cursam com alterações metabólico-hormonais podem causar tontura.

Clínica IMONG: O que é a doença de Ménière?

Dr. Daniel: Doença de Méniere é uma alteração de uma parte do ouvido, chamada de “ouvido interno”. O paciente normalmente tem crises de tontura que duram várias horas e podem ser acompanhadas de zumbido (barulho no ouvido), alteração de audição (queda na audição ou sensação de ouvido “cheio”).

O quadro muitas vezes é crônico, as alterações na audição costumam ser flutuantes e a tontura ocorre de forma episódica, em crises. A doença decorre de uma alteração na pressão hidrostática no sistema endolinfático do ouvido interno.

Clínica IMONG: O que é Labirintite?

Dr. Daniel: O termo “labirintite” é muitas vezes utilizado pelo leigo para descrever uma quadro de tontura, onde acredita-se que a causa seja o ouvido. O termo deriva de labirinto, parte do ouvido interno (ou orelha interna) que ajuda no nosso equilíbrio, que chamamos de sistema vestibular.

Do ponto de vista médico, a labirintite é uma inflamação desta área, por exemplo uma infecção neste local (labirintite bacteriana), que pode ser muito grave em decorrência da íntima relação do sistema vestibular com o sistema nervoso central.

Clínica IMONG: Existe tratamento para as tonturas constantes?

Dr. Daniel: O paciente necessita de uma avaliação completa para que se trate de forma eficaz a tontura. Este sintoma é muito frequente nas pessoas, estima-se uma incidência de 40% em pacientes acima de 40 anos. O tratamento pode envolver desde medidas de estilo de vida e dieta, medicações, exercícios específicos com equipe de fonoaudiologia e até cirurgia.

Clínica IMONG: Como é realizado o acompanhamento com otorrino e fono? Por que ele é importante?

Dr. Daniel: O acompanhamento com otorrinolaringologista é feito através de uma história clínica detalhada e exame físico. Exames complementares auxiliam no diagnóstico e costumam envolver exames sanguíneos, exames de audição (audiometria), exames do labirinto (otoneurológico) até exames radiológicos da cabeça (tomografia ou ressonância magnética) quando necessários.

Alguns exercícios específicos, chamados de reabilitação vestibular, são muito importantes como parte do tratamento em diversas causas de tontura. As causas de tontura são muito variadas e por se tratar de um sintoma muito comum e pouco específico, o diagnóstico e tratamento corretos são um desafio no dia a dia para os profissionais de saúde. Uma avaliação e acompanhamento adequados são fatores chave para o sucesso do tratamento.

Clínica IMONG possui todos os equipamentos para a realização de exames de audição e profissionais de excelência em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia, no bairro de Higienópolis.

Está cada vez mais fácil marcar consultas e exames com otorrino e fono em São Paulo. Entre em contato com a Clínica IMONG por meio de nosso site, por e-mail , WhatsApp (11 99388-1151) ou por telefone com nossas secretárias (11 3125-6510).