Cirurgia para Tubos de ventilação: quais os cuidados necessários?

A cirurgia para tubos de ventilação é indicada para pacientes de todas as idades. Parecidos com pequenos carretéis, esses dispositivos ajudam a eliminar a secreção dos ouvidos e melhoram os sintomas causados pelas otites de repetição

tubos de ventilação

Os tubos de ventilação, também conhecidos como drenos de ouvido, são pequenos dispositivos cilíndricos de silicone inseridos cirurgicamente no tímpano, que permitem a ventilação da orelha média e a drenagem de líquidos que podem se acumular nessa região. Eles são indicados principalmente para crianças que apresentam otites de repetição, perda auditiva ou dificuldade no desenvolvimento da fala.

A inserção do tubo reduz o risco de otites no futuro, melhora a perda auditiva causada pelo fluido no ouvido, atua nos problemas na fala ou equilíbrio, ajuda na rotina de sono e impacta no comportamento, reduzindo a ansiedade e irritabilidade causada pelo acúmulo de secreções. O procedimento, chamado de Timpanotomia, tem como objetivo promover a ventilação do ouvido médio, compensando o mal funcionamento da tuba auditiva, que é frequente em indivíduos com otites de repetição e acúmulo de secreção permanente dentro do ouvido.

A colocação dos tubos de ventilação é relativamente simples e rápida, realizada em centro cirúrgico sob anestesia, através de microscópio ou endoscópio e dura cerca de 1 hora. O cirurgião faz uma micro incisão no tímpano, aspira a secreção existente na orelha média e posiciona o dreno. Em geral, os tubos permanecem no tímpano por um período de 6 meses a 1 ano e caem sozinhos, cicatrizando o tímpano na maior parte das vezes. Em casos raros, pode ser necessária a remoção cirúrgica.

Quais os cuidados após a cirurgia para tubos de ventilação?

Após a colocação dos drenos de ouvido, é importante tomar alguns cuidados para evitar infecções ou outros problemas. O primeiro passo é fazer revisões regulares com o otorrinolaringologista, para que ele possa acompanhar a evolução do quadro e avaliar a necessidade de novos procedimentos. Além disso, é importante evitar molhar os ouvidos, utilizando tampões de ouvido de silicone feitos sob medida com prescrição médica.

A exposição dos ouvidos com o dreno à água pode causar secreção amarelada e mau cheiro nos ouvidos, o que pode indicar uma infecção. Nesses casos, é necessário procurar o médico para avaliação e tratamento com gotas de antibiótico tópico o mais rápido possível. Também é importante evitar mergulhos em piscinas ou no mar, especialmente durante o período em que os drenos ainda estão no lugar.

Esportes e movimentos bruscos não são indicados nos primeiros dias após a cirurgia e deve-se evitar coçar ou mexer nos ouvidos para evitar mover o dreno. Em alguns casos, o tubo de ventilação pode entupir, com alguma secreção do corpo. Nesse caso, é essencial buscar ajuda médica para adotar a melhor conduta e resolver o problema.

Para prevenir a necessidade de tubos de ventilação, é recomendável adotar hábitos saudáveis de higiene, como a lavagem constante do nariz com soro fisiológico para evitar a formação de secreção nasal e consequente acúmulo de líquidos no ouvido. Para lavar o nariz da criança, pode-se utilizar soro fisiológico, uma seringa e um aspirador nasal, conforme orientação médica.

Vale lembrar que antes de realizar o procedimento de colocação dos tubos de ventilação é importante conversar com o médico e seguir todas as orientações pré-cirúrgicas. Além disso, é importante realizar os exames indicados e seguir as orientações para uma recuperação rápida e livre de complicações.

O procedimento para colocação dos tubos de ventilação é relativamente simples, devolvendo conforto e melhorando os sintomas do paciente.

Converse com o otorrinolaringologista sobre essa opção e livre-se dos incômodos das otites de repetição.