Zumbido: quais as opções de tratamento?
Como falamos no artigo O zumbido: sintoma ou doença? o zumbido no ouvido pode ter causa multifatorial tornando a investigação e o tratamento mais complexos.
O trabalho interdisciplinar do médico otorrinolaringologista com outros profissionais podem ser necessários para uma melhora significativa desse sintoma.
Tratamento do zumbido
Existem uma série de medicamentos que podem ter um efeito benéfico para o zumbido, porém não existe o medicamento específico para o tinnitus. Sendo o zumbido no ouvido um sintoma, é preciso sempre tratar a causa para melhorar a queixa.
O tratamento do tinnitus não se baseia apenas no uso de medicações. Mudanças de hábitos são importantes, entre elas praticar atividade física e cuidar da alimentação.
Alguns alimentos como café, chá preto, e energéticos podem estimular ainda mais as vias sonoras responsáveis pelo zumbido fazendo com que esse sintoma piore. Neste caso, evite mais do que 3 xícaras pequenas de líquidos que contenham cafeína por dia. E procure se alimentar com comida de verdade! Evite açúcar em excesso, alimentos industrializados e gorduras ruins.
Como as alterações metabólicas podem estar relacionadas à piora do zumbido, compensar as doenças de base é indispensável no tratamento.
Para aqueles pacientes com perda auditiva, o uso do aparelho de audição é altamente recomendado, não apenas porque melhora a audição como um todo.
Ao usar aparelhos auditivos você passa a estimular as vias auditivas, envia mais informações ao córtex auditivo e ainda faz com que os sons do ambiente ganhem mais atenção que o zunido no ouvido. O objetivo da reabilitação auditiva é enviar mais informações ao processamento auditivo central, estimular o sistema límbico, minimizando assim a importância dada ao zumbido. O sistema límbico, área das emoções no cérebro, está muito relacionado com a percepção do zumbido, então a redução do stress e da ansiedade, seja por medidas comportamentais – yoga, acupuntura, terapia, como por medidas farmacológicas também pode ajudar no controle do tinnitus.
Tratamento do zumbido com terapia sonora
Outra forma de tratar o zumbido é a Terapia sonora. Neste tratamento o paciente faz uso de um gerador de som para “distrair”o cérebro ao estimular o sistema límbico a fim de inibir ou reduzir a percepção do apito no ouvido. Este tratamento é feito por um fonoaudiólogo, com protocolo personalizado de acordo com as necessidades de cada paciente.
Como dito acima, o zumbido é um sintoma em que o tratamento é complexo, no entanto, existe tratamento, procure profissionais capacitados para aconselhar e acompanhar no tratamento efetivo para você. O seguimento deve ser individualizado, e a investigação adequada da causa é indispensável para que o tratamento seja alcançado.
Veja também nosso texto 5 dicas para cuidar bem dos seus ouvidos.Para avaliar seu zumbido agende uma consulta com um dos nossos especialistas.