Hormônios femininos podem afetar a audição e até causar zumbido

Alterações hormonais impactam a audição feminina e podem causar prejuízos para as mulheres, como sintomas de zumbido, tontura e até perda auditiva


Pouca gente sabe, mas os ouvidos também podem ser influenciados pelos hormônios, principalmente em mulheres. As flutuações causadas pelos ciclos menstruais, bem como problemas advindos do uso de suplementações e pílulas anticoncepcionais podem afetar as dosagens de hormônio, o que pode trazer consequências para a audição feminina.


Entre os muitos fatores que podem desencadear sintomas como zumbido e tontura estão: doenças cardiovasculares, diabetes, problemas posturais, má alimentação e uso de fones de ouvido. Alterações metabólicas e distúrbios hormonais também entram no grupo que pode causar esses problemas. Vale lembrar que tanto o zumbido quanto a tontura não são doenças, mas sim um sintoma de que algo no organismo se encontra em desequilíbrio. O problema afeta milhares de pessoas de todas as idades e não indica, necessariamente, que o indivíduo acometido também tenha perda auditiva.


Na maioria das vezes, ao se identificar e tratar a causa corretamente o zumbido tende a amenizar ou até desaparecer. O mesmo vale para a tontura. Por exemplo, o desequilíbrio hormonal no organismo ocasionado por um problema dos hormônios da tireoide, o hipotireoidismo, ou dos hormônios femininos e masculinos, como a menopausa e a andropausa. Nesses casos, é recomendada a reposição hormonal, desde que esteja de acordo com a orientação correta dos médicos.


É importante esclarecer que a mulher está mais propensa a variações hormonais, já que atravessa algumas fases da vida caracterizadas por uma diminuição, aumento ou pico temporário de hormônios como os períodos de tensão pré-menstrual (TPM), gravidez e menopausa.


Menopausa e zumbido: qual a relação?


Existem alguns fatores associados à menopausa que podem provocar ou agravar os problemas auditivos. Durante essa fase, que pode levar meses para se completar, ocorrem muitas mudanças no corpo devido à queda abrupta na produção de alguns hormônios, como o estrogênio (ou estrógeno). Os receptores de estrogênio estão presentes nas células do ouvido e nas vias auditivas. Mas ainda não se sabe exatamente como o estrogênio afeta a audição.


Além disso, as doenças cardiovasculares que, eventualmente, surgem devido à redução da produção hormonal, alteram o fluxo sanguíneo, causando traumas nos vasos sanguíneos da orelha interna. Da mesma forma, o hipotireoidismo e o diabetes são mais frequentes após a menopausa e são doenças que podem afetar o sistema auditivo.


Sendo assim, o que se sabe até o momento é que a causa não é exatamente a menopausa, mas qualquer distúrbio hormonal, tratamentos ou doenças que estejam associados com a menopausa. Um desses tratamentos é a terapia hormonal, que muitas mulheres recorrem para amenizar os efeitos da diminuição hormonal.


Resultados preliminares de um estudo realizado pelo Hospital Brigham and Women’s de Boston, nos Estados Unidos, indicam que a terapia hormonal em mulheres pode aumentar os riscos de desenvolver perda auditiva e zumbido. De acordo com os resultados, as pacientes submetidas à reposição hormonal em forma de comprimidos têm maior probabilidade (entre 15% e 21%) de apresentar problemas auditivos, após cinco anos de tratamento. Além disso, a análise também descobriu que as mulheres que passam pela menopausa em uma idade mais avançada, têm um risco maior de perder a audição.


Por isso, é importante que mulheres em terapia hormonal ou aquelas com mais de 45 anos realizem o acompanhamento da saúde do ouvido. Exames como audiometria e acufonometria podem identificar qualquer alteração auditiva e, em conjunto com outros exames clínicos, indicar a melhor terapia. Em alguns casos, a simples regulação hormonal faz com que o zumbido desapareça. Quanto mais cedo detectada e tratada a causa, maiores as chances de reabilitação do paciente.


Para prevenir o problema é fundamental que as mulheres nunca realizem automedicação, mesmo para os métodos anticoncepcionais. Muitos remédios podem interferir nas dosagens hormonais e inclusive causarem danos na audição. O acompanhamento com o médico ginecologista e endocrinologista são indicados em todas as fases da vida da mulher e essenciais na menopausa.


E se você acha que só os hormônios alteram a audição, está enganado! Manter uma rotina de hábitos alimentares saudáveis, evitar cigarros e bebida alcoólica e cuidar da saúde do sono são fatores que ajudam a prevenir o zumbido. O estresse é outro vilão do zumbido, o que faz com que muitas mulheres deixem de tratar o problema, associando-o como uma consequência natural de uma rotina atribulada.


Portanto, ao perceber sinais como o zumbido, a perda auditiva ou a hipersensibilidade, os ouvidos estão nos indicando que algo não vai bem, e ir atrás do que está causando tudo isso pode fazer a diferença na sua qualidade de vida.


/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong