5 dicas para cuidar bem dos seus ouvidos

Porque perda auditiva e surdez não são ‘coisas de velho’. Confira as 5 dicas para cuidar bem dos seus ouvidos.

A regra de três é bem clara: quanto mais informação uma pessoa tem sobre os possíveis riscos à saúde e conhecimento para preveni-los, mais ela se cuida.

Por este motivo, recomendações da medicina preventiva estão sendo cada vez mais incorporadas no cotidiano das famílias e no dia-a-dia das escolas. Entretanto, algumas recomendações médicas são ignoradas pela maioria da população, talvez porque sejam medidas de prevenção a doenças que não apresentam necessariamente risco de morte, mas podem desempenhar um grande papel na qualidade de vida.

É o caso do cuidado com os ouvidos, órgão extremamente importante para uma das habilidades humanas mais essenciais: a comunicação.

Os especialistas da CLÍNICA IMONG selecionaram cinco cuidados básicos com os ouvidos para prevenir a perda auditiva como consequência de diferentes doenças e maus hábitos. Anote as dicas para cuidar bem dos seus ouvidos:

1) Cuidado com o cotonete!

Após o contato com a água, seja no banho ou praia e piscina, muitas pessoas têm o costume de usar a haste flexível para secar e/ou limpar os ouvidos. Por incrível que pareça isso pode ser perigoso, além de desnecessário. Primeiro que para secar os ouvidos e evitar a otite externa, basta sacudir a cabeça para que a água saia do canal auditivo e depois secar a orelha com uma toalha limpa. Segundo que, apesar de soar anti-higiênico, o ouvido é um órgão que possui um mecanismo natural de limpeza, com pelinhos que são responsáveis por expulsar a sujeira e a cera, protegendo o ouvido médio de infecções. Ao menor sinal de excesso de cera ou incômodo com a sujeira, o ideal é procurar um otorrinolaringologista, evitando o risco de perfuração da membrana timpânica ao introduzir muito fundo o cotonete no ouvido, o que pode provocar uma perda auditiva condutiva, além de infecções.

2) Evite exposição frequente a ruídos!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição ao ruído acima de 85 decibéis (dB) é prejudicial ao sistema auditivo e pode provocar a perda auditiva, além de zumbido, estresse  e outros acometimentos. Para se ter uma ideia, 85dB é o barulho de um liquidificador ligado, por exemplo. O tempo de exposição ao ruído também conta. 85db por mais de 60min pode matar células dos ouvidos e afetar a audição de forma irreversível. Por isso, pessoas que trabalham em ambientes de muito ruído devem se prevenir utilizando protetores auditivos e realizando acompanhamento de fonoaudiólogo, com exames e terapias.

3) Atenção ao volume dos fones de ouvido!

É muito comum nas grandes cidades ver pessoas, na maioria jovens, utilizarem fones de ouvido no transporte público, fila de banco e ruas. Mas algumas delas usam os fones em um volume tão alto que é possível distinguir a música que estão ouvindo há passos de distância. Infelizmente essas pessoas não se atentam ao fato de que a chance de perda auditiva por exposição a este tipo de ruído é muito alta e irreversível, podendo causar Zumbido e levar à surdez.

4) Descanse seus ouvidos!

A OMS indica ainda 55dB como um som confortável ao ouvido humano. Porém, em grandes metrópoles este nível sonoro é quase impossível de encontrar. Somos expostos a ruídos a todo momento, causando estresse, zumbido, perda auditiva e problemas emocionais de toda sorte. Por estes motivos, é muito importante dar folga aos ouvidos. Fazer intervalos de silêncio ao longo do dia pode ser crucial para garantir a qualidade da sua audição.

5) Faça exames auditivos de tempos em tempos!

Ficou claro que cuidar dos ouvidos é muito importante para a qualidade de vida, certo? Por isso, é fundamental realizar exames auditivos de tempos em tempos, principalmente após os 40 anos de idade e se seu trabalho o expõe a ruídos frequentes (músico, cabeleireiro, dentista, operário de máquinas etc). Além disso, ao menor sinal de dor, zumbido, incômodo com excesso de cera, tontura e náuseas frequentes, entre outros sintomas ligados à saúde dos ouvidos, procure um especialista. O diagnóstico precoce é fundamental para garantir a eficiência e a eficácia dos tratamentos e terapias.

Se ficou com dúvida sobre as dicas para cuidar bem dos seus ouvidos, agende uma consulta com nossos profissionais

Está cada vez mais fácil marcar consultas e exames da área de Otorrinolaringologia São Paulo.

Entre em contato com a Clínica IMONG.

/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong