Dor de ouvido em bebês e crianças: saiba tudo sobre otite infantil

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, 70% das crianças manifestam pelo menos um episódio de otite até os cinco anos de idade. Saiba tudo sobre otite infantil


O ouvido humano pode ser dividido em três partes:

bebe com dor de ouvido
  • 1. O conduto, onde se forma a cera;
  • 2. Um pouco mais ao fundo há o tímpano;
  • 3. E, por fim, a parte mais interna, chamada de ouvido médio.


As infecções no ouvido em bebês e crianças geralmente são o resultado de resfriados, gripes ou rinite alérgica, mazelas que podem acumular secreções no ouvido médio, acarretando a chamada otite média, a mais comum delas.

J
á a infecção no ouvido externo, denominada otite externa, ocorre por conta de excesso de umidade e exposição a ventanias. Esta última é branda e mais habitual no verão, quando as crianças frequentam piscinas e praias.


Otite infantil é muito mais comum do que você imagina!


Uma a cada cinco crianças, quando resfriadas ou gripadas, desenvolve alguma infecção de ouvido, segundo estudo norte-americano recente. A pesquisa, publicada no The Pedriatic Infectious Disease Journal, jornal científico sobre doenças infecciosas na infância, observou 294 crianças de seis meses a três anos e concluiu que 22% delas desenvolveram otite média na primeira semana de resfriado (infecção respiratória).


De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, 70% das crianças manifestam pelo menos um episódio de otite média até os cinco anos de idade.


Assustador, não é? Mas é normal!


Isso acontece porque o canal que liga o ouvido ao fundo do nariz é ainda muito curto e horizontal em crianças pequenas, facilitando a entrada de vírus e bactérias. Uma forma de prevenção é higienizar o nariz coforme indicação do pediatra ou do otorrinolaringologista.


Está amamentando? Cuidado com o posicionamento do bebê no momento da amamentação!


Durante a fase de amamentação é fundamental prestar atenção na posição do bebê. Sua cabeça deve estar na vertical e não deitada. Isso evita que o leite infiltre no conduto. Para evitar a otite externa, é preciso sempre secar bem os ouvidos da criança com a toalha e evitar exposição ao vento.


Como eu descubro se meu filho está com otite?


O diagnóstico correto dessas doenças (otite média ou otite externa) é muito importante, pois há um tratamento específico para cada uma e são bem diferentes entre si. Ao menor sinal de dor de ouvido, é fundamental procurar um médico especialista (otorrinolaringologista), porque quando a otite é recorrente e mal tratada pode provocar uma perda de audição permanente.


E quais são os sintomas da otite?


Os sintomas da otite são, usualmente:

  • – Febre,
  • – Dor,
  • – Coceira,
  • – Sensação de ouvido entupido,
  • – Secreção de cor amarelada ou marrom (líquida ou pus).


Em casos mais graves pode ocorrer inchaço e vermelhidão. É a partir deste quadro e após uma avaliação clínica em consultório que o médico detecta o tipo de otite e opta pelo melhor tratamento. Em alguns casos é preciso o uso de antibióticos. Busque atendimento médico assim que perceber os primeiros sintomas no bebê ou na criança e, nos casos de dor severa e febre, procure um atendimento de emergência.


É importante esclarecer que nem todos os sintomas aparecem juntos e muitas vezes não há dor. Por isso, é primordial observar o comportamento da criança. Caso ela esteja ouvindo mal ou desatenta em suas atividades, pode ser um sinal de otite.


Agende sua consulta com profissionais de otorrinolaringologia em São Paulo.

/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong