Dor de ouvido no verão: Fique atento!

Fique atento com a dor de ouvido no verão! Nesta estação é muito comum a ocorrência de otite externa. Geralmente é causada por uma infecção do canal auditivo externo por fungos e bactérias. O calor e a umidade típicos do verão facilitam o ataque destes micróbios. Alterações crônicas da pele do canal auditivo também contribuem para a dor de ouvido. O sintoma principal da otite externa é a dor no ouvido, que se desenvolve ao longo de 1 a 2 dias. A intensidade da dor pode ser incapacitante, necessitando de atendimento médico. Outros sintomas incluem prurido (coceira), muito comum nos casos de dor de ouvido causada por fungos. Pode haver ainda a sensação de umidade, drenagem de secreção pelo canal do ouvido, sensação de pressão no ouvido. Sintomas mais graves da dor de ouvido geralmente ocorrem em pacientes com alguma deficiência imunológica. A otite externa infecciosa normalmente é causada por fungos e bactérias. Há casos de otites externas não infecciosas e que geralmente estão ligadas a problemas dermatológicos. A avaliação por um médico otorrinolaringologista é importante em ambos casos de otite. O uso de analgésicos simples contribui para um alívio da dor de ouvido. Entretanto, esta medida temporária muitas vezes não é suficiente e uma visita ao médico é necessária para um tratamento mais específico. Os cuidados podem incluir:
  • 1. Limpeza do canal do ouvido,
  • 2. Analgésicos potentes,
  • 3. Anti-inflamatórios,
  • 4. Antibióticos,
  • 5. Formulações específicas para o ouvido na forma de gotas otológicas.
PS: Pacientes diabéticos e com alguma imunossupressão (deficiência nas defesas do organismo) devem ter cuidado redobrado pois são mais susceptíveis a ocorrência de formas mais graves. Com atendimento humanizado e todo o cuidado que você ou qualquer pessoa da sua família merece. Agende consulta na Clínica de Otorrinos em São Paulo.