Cirurgia de Nariz: Mais pessoas unem saúde ao estético com a Rinosseptoplastia
Ao pensar em cirurgia de nariz, muitos pacientes já pensam em aproveitar a cirurgia funcional para deixar o nariz com uma estética que mais lhe agrade.
Responsável por filtrar, aquecer, umidificar o ar inalado, e sentir mais de 1 trilhão de aromas diferentes, o nariz é o primeiro órgão do sistema respiratório. Por ser a porta da entrada da respiração, quando está com alguma disfunção, pode prejudicar o organismo de diferentes formas. Uma das mais comuns é o desvio do septo, canal que leva o ar aos pulmões.
É um problema frequente, que pode provocar o entupimento de uma ou duas narinas, e resultar em grande dificuldade de respirar, ronco, sono agitado, entre outros sintomas incômodos que afetam a saúde. Não é todo desvio que demanda intervenção cirúrgica, mas em geral, quanto mais anterior, mais próximo das narinas e mais obstrutivo. Em casos assim, o recomendado é consultar um otorrinos em São Paulo para obter diagnóstico preciso, e saber se há necessidade de cirurgia corretiva.
Um dos procedimentos mais indicados é a chamada rinosseptoplastia, que une a rinoplastia com a septoplastia. Ou seja, além de ajustar o desvio no septo, também são feitas pequenas correções estéticas no nariz. Costuma ter resultados muito satisfatórios, pois proporciona melhoras visuais e funcionais para o paciente, tanto pelo o fim da obstrução nasal, como pelos reparos anatômicos neste que é um dos principais elementos definidores da face.
Fazer os dois procedimentos de forma conjunta traz algumas vantagens, como a realização dos exames pré-operatórios e a cura dos desconfortos do pós-operatório de uma só vez. É indicado limitar ou restringiras atividades físicas nas semanas seguintes para minimizar a inflamação e facilitar a cicatrização. A respiração costuma melhorar pouco tempo após o início da recuperação. Já a cartilagem e tecidos nasais podem demorar até um ano para se adequar com o novo formato.
A cirurgia não é recomendada quando o desvio de septo não é obstrutivo ou quando a causa da obstrução nasal é outra. Para saber mais, agende uma consulta com um de nossos médicos otorrinos.