O que fazer quando a dor de ouvido aparece?

Dor de ouvido é um problema comum e bastante incômodo, mas saiba quais atitudes podem aliviar os sintomas e como procurar ajuda para resolver o problema. Infelizmente, dores de ouvido são uma condição comum, especialmente em crianças. Elas podem variar de leves a intensas e podem ser acompanhadas por outros sintomas, como zumbido, coceira, descarga de fluidos e perda temporária de audição. Costumam causar desconforto intenso, o que leva algumas pessoas a buscarem alternativas para aliviar os sintomas. Porém, antes de qualquer atitude, é importante entender as causas e conhecer mais do que pode ou não aliviar a dor de ouvido.   otite com dor de ouvido   Os sintomas mais comuns de dor de ouvido incluem dor aguda, sensação de pressão no ouvido, sensação de ouvido tampado, que causa dificuldade para ouvir, zumbido, coceira, tontura e descarga de fluidos. Os sintomas podem variar dependendo da causa e do tipo da dor de ouvido, que podem ser classificadas em otite média ou externa.   A dor de ouvido pode ser causada por uma variedade de fatores. A causa mais comum envolve uma infecção, que pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus. Outras causas comuns incluem lesões no ouvido, acúmulo de cera, inflamação, alergias, sinusite, problemas dentários e alterações de altitude.   Por isso é fundamental buscar ajuda do médico otorrinolaringologista. Apenas por meio do diagnóstico exato da causa é que será feito o tratamento adequado do problema. Lembrando que a região é uma estrutura delicada e que precisa de atenção especial para ser tratada. Até mesmo a automedicação pode piorar o problema e afetar os ouvidos, já que muitos remédios possuem características ototóxicas, ou seja, atacam o ouvido.   Alguns remédios de venda livre podem ser úteis para aliviar a dor de ouvido, como o ibuprofeno ou a dipirona. Esses medicamentos podem reduzir a inflamação e a dor associadas a algumas infecções. No entanto, o ideal é procurar atendimento médico o mais breve possível, já que esses remédios atuam apenas no sintoma, mas não na causa da dor de ouvido.   Além disso, apesar de terem venda livre, esses medicamentos podem mascarar a dor, levando a piora do quadro, além de poderem desencadear outros problemas. Ainda é importante lembrar que nem todos os medicamentos são adequados para todas as pessoas, especialmente em casos de alergias ou outras condições de saúde subjacentes que devem ser avaliadas pelo otorrinolaringologista.  

Qual o tratamento para dor de ouvido?

  O tratamento para dores de ouvido varia dependendo da causa da dor. Se a dor de ouvido for causada por uma infecção bacteriana, o médico geralmente prescreve antibióticos para eliminar a infecção. Se a dor for causada por um acúmulo de cera, o médico pode prescrever gotas para ajudar a dissolver a cera ou mesmo remover o excesso no consultório. Se a dor for causada por alergias ou problemas dentários, o médico pode prescrever medicamentos para tratar essas condições. Em nenhuma hipótese o paciente deve usar objetos para tentar remover a cera ou pingar qualquer tipo de remédio no ouvido sem orientação do especialista.   Além de medicamentos, existem algumas medidas que as pessoas podem tomar para aliviar as dores de ouvido. Essas medidas incluem:   Aplicação de calor: A aplicação de uma compressa quente no ouvido afetado pode ajudar a aliviar a dor. A compressa quente deve ser mantida no ouvido por cerca de 20 minutos de cada vez.   Inclinação da cabeça: Inclinar a cabeça para o lado afetado pode ajudar a aliviar a dor de ouvido, permitindo que o líquido que está causando a dor drene do ouvido. Lembre-se de não manipular a área, ouvidos são áreas sensíveis.   Mastigação: Mastigar pode ajudar a aliviar a dor de ouvido, especialmente se a dor for causada por mudanças de pressão devido à altitude.   Limpeza com soro fisiológico: sempre que houver secreção nasal, usar soro fisiológico 0,9% para que ela saia e não suba para os ouvidos.   Tomar um chá ou sopa: A faringe é muito próxima do ouvido e a sensação de calor pode aumentar a irrigação sanguínea no local, ajudando nas células de defesa do ouvido. O resultado é uma sensação de alívio temporário.   Em geral, deve-se evitar molhar os ouvidos, viajar de avião ou mergulhar, pois essas atitudes podem agravar o problema. O uso de cotonetes deve ser evitado, pois ele pode machucar a região ainda mais, empurrando a cera para o fundo do ouvido. Nunca devemos apelar para receitas caseiras, como pingar azeite no ouvido, pois elas pioram o quadro e podem danificar o sistema auditivo.   As dores de ouvido geralmente não são um problema grave, porém, em alguns casos, a dor de ouvido pode ser um sinal de uma condição mais grave. É fundamental consultar um médico o mais breve possível se a dor for acompanhada por febre, dor de cabeça forte, rigidez no pescoço, vômitos, perda de audição ou descarga de líquido do ouvido.

Prevenindo a dor de ouvido

  Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir dores de ouvido. Essas medidas incluem:   Evitar exposição a ruídos altos: A exposição a ruídos altos pode causar danos ao ouvido e levar a problemas de audição. Use protetores auriculares se trabalhar em um ambiente barulhento.   Evitar inserir objetos no ouvido: A inserção de objetos no ouvido, como cotonetes ou objetos pontiagudos, pode causar danos ao ouvido e levar a dor de ouvido.   Tratamento de alergias e sinusite: O tratamento adequado de alergias e sinusite pode ajudar a prevenir dores de ouvido.   Dores de ouvido podem ser desconfortáveis e podem interferir na qualidade de vida de uma pessoa. Felizmente, a maioria dos casos podem ser tratados facilmente com a ajuda de um médico. Procure o otorrinolaringologista e livre-se desse incômodo.
/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong