Problemas no nariz, ouvido e garganta no Verão

Problemas no nariz, ouvido e garganta no Verão

O verão pode representar problemas de nariz ouvido e garganta. Ar condicionado para aguentar o calor, sorvete para refrescar, mar e piscina para relaxar… Quem não gosta de aproveitar o verão?! Mas, por mais que aguardemos o ano todo para estes momentos.


Esses órgãos são sensíveis às mudanças climáticas, ao tempo seco e ao calor extremo, por isso, os otorrinos em São Paulo da Clínica Imong explicam os principais cuidados que devemos ter no verão.


Nosso nariz costuma ficar com a mucosa mais sensível pelas alterações constantes de temperatura – ambientes com ar condicionado e temperatura ambiente. Este “choque térmico” pode favorecer o surgimento das crises de rinite e sinusite aguda.


Ao permanecermos muito tempo na água – piscina ou mar – podemos gerar uma lesão na pele que reveste o conduto auditivo e remove o cerume, que é uma proteção contra a ação de bactérias e fungos. Ainda associado a traumas locais, como o uso das hastes flexíveis (cotonete), cria-se o cenário ideal para a proliferação de fungos e bactérias. Nestes casos, pode ocasionar a terrível Otite Externa, caracterizada por dor de ouvido e formação de pus.


A indicação dos otorrinos da Clínica Imong é evitar ficar na água por mais de 1 hora. Ao sair, sempre secar os ouvidos com uma toalha. Também evite a automedicação. O uso de medicações caseiras ou de anti-inflamatórios pode acarretar a piora da infecção.


E aquele delicioso sorvete? Se estiver com dor de garganta infecciosa – ou seja, se for causada por vírus ou bactérias –, tomar sorvete pode piorar o quadro. Nesse caso, o gelado paralisa os cílios da mucosa, que são uma proteção da garganta, gerando até uma faringite ou amigdalite.

/Galeria de Imagens
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong
  • Clínica Imong