Usar um ou dois aparelhos auditivos?
Quando a perda auditiva é diagnosticada vem a pergunta: Preciso usar um ou dois aparelhos auditivos?

Todo mundo já teve um dia um ouvido tampado por conta de água, secreção ou cerumen, não é?
Quando isso acontece, é fácil perceber como afeta ouvir de um ouvido só afeta a compreensão de fala e até mesmo o equilíbrio. Nosso cérebro precisa da informação vinda dos dois ouvidos para compreender o mundo a nossa volta.
Muitos pacientes quando chegam ao consultório para avaliar sua audição me dizem a seguinte frase: “eu escuto mas não entendo”. Na maioria das vezes, depois do exame, constatamos uma dificuldade de audição.
O nosso ouvido é responsável por captar os sons e enviar ao cérebro, que irá processar então as informações recebidas. Para melhor desempenho é essencial que as informações cheguem de forma equilibrada, dos dois ouvidos.
A audição binaural, quando se ouve bem dos dois lados, permite captar o maior número de elementos sonoros, auxilia em melhor compreensão de fala, na distinção dos sons em ambientes ruidosos e, principalmente, na localização da fonte sonora.
Quando temos o diagnóstico de perda auditiva bilateral é essencial o uso de aparelho auditivo nos dois ouvidos, para que o equilibrio auditivo fique reestabelecido.
Atualmente os aparelhos auditivos são desenvolvidos pensando na tecnologia binaural. Os aparelhos auditivos conversam entre si e trocam informações melhorando a compreensão de fala e a direcionalidade da audição. Desta forma, melhorando a compreensão de fala principalmente na presença de ruído.
O uso de aparelho auditivo unilateral é indicado nos casos de perda auditiva em apenas um ouvido com o outro dentro da normalidade.
Converse com a Dra Andrea Soares, fonoaudióloga, e faça sempre um teste domiciliar com as próteses auditivas antes de adquiri-las.
Quer agendar uma consulta com profissionais experientes de fonoaudiologia São Paulo?