Você sofre com Tontura?

Você sofre com Tontura

Hoje, 22 de abril, é o Dia Nacional da Tontura. Você sabia que a principal causa de quem sofre com tontura é a Labirintite?

Você ou algum familiar já relatou casos de vertigens – com duração de segundos – geralmente ao levantar da cama de manhã, virar rapidamente a cabeça ou até olhar para cima. Pode-se sentir também náusea e sensação de desorientação, como se estivesse perdendo o equilíbrio.

Entre as doenças do labirinto, a mais comum é a Vertigem Posicional Paroxistica Benigna – da sigla VPPB -, quando minúsculos cristais de carbonato de cálcio saem da bolsa do ouvido interno e começam a flutuar em outras áreas do ouvido interno. Desta forma, o cérebro recebe mensagens errôneas de que a pessoa está girando violentamente, quando, na verdade, está parado.

A Vertigem Posicional Paroxistica Benigna é mais comum do que imaginamos, acometendo aproximadamente 10% da população brasileira.

Como sei que tenho esta doença do labirinto?

Na consulta com os otorrinos em São Paulo da Clínica Imong, são realizados alguns testes que envolvem a avaliação dos reflexos do labirinto, chamados de Manobras Diagnósticas, para fazer com que os cristais se movam e desencadeiem os sinais da doença.

No teste com a manobra de Dix-Hallpike, o otorrinolaringologista posiciona o paciente sentado em uma maca com a cabeça virada em torno de 45 graus para o lado da queixa e deita-o rapidamente para esse mesmo lado, de forma que sua cabeça fique pendente na maca por 20 a 30 segundos. Neste período, o olho do paciente deve permanecer aberto e fixo. Ao voltar à posição sentada, mantendo a cabeça virada para o mesmo lado, o nistagmo – movimento involuntário dos olhos que pode fazer o olho mover-se rapidamente de um lado para outro – é analisado quanto à duração e direção.

A Vertigem Posicional Paroxistica tem tratamento?

Os medicamentos nem sempre são necessários, sendo que na maioria dos casos pode ser corrigida com exercícios de movimentação da cabeça durante a consulta. As manobras de reposicionamento dos cristais têm 80% de chances de sucesso, sendo que em alguns casos pode ser necessária mais de uma consulta.

Agende sua consulta com os otorrinos da Clínica Imong no bairro de Higienópolis, em São Paulo, para diagnóstico das causas e tratamento de você que sofre com Tontura.