Zumbido: 5 perguntas mais frequentes sobre zumbido
Conheça as perguntas mais frequentes sobre zumbido e suas respostas!
Você tem escutado um zumbido estranho que ninguém mais consegue ouvir? Nós selecionamos as 5 perguntas mais comuns entre os pacientes que identificam o zumbido e procuram auxílio de um dos profissionais da Clínica Imong.
Inicialmente, é preciso esclarecer que o zumbido não é uma doença, mas sim um possível sintoma de algumas doenças ou do envelhecimento natural do corpo.
1. Como identificar o zumbido?
O zumbido é a percepção de um conjunto de sons, sem que haja necessariamente um estímulo externo no ambiente a sua volta, em um ou ambos ouvidos. É como um barulho que só você ouve e não sabe de onde pode estar vindo. A impressão é que o zunido vem de dentro da nossa cabeça. A descrição do zumbido para a maioria dos pacientes é comum: um som agudo que se parece com um apito ou assobio.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o zumbido é um problema que atinge aproximadamente 17% da população em todo o mundo. Porém, apenas uma parte dessas pessoas se queixa dele e chega a buscar o auxílio de um profissional de saúde, enquanto a maioria simplesmente se acostuma ao zunzum constante nos ouvidos.
2. Quais as causas prováveis do zumbido?
Conforme dito anteriormente, o zumbido não é uma doença, mas pode ser um sintoma de algumas delas. O zumbido pode se manifestar em pessoas que têm:
- a) Desvio de coluna,
- b) Disfunção da articulação da mandíbula,
- c) Doenças cardiovasculares,
- d) Diabetes,
- e) Estresse,
- f) Ansiedade,
- g) Depressão,
- h) entre outros problemas de saúde.
- a) Exposição prolongada a ruídos intensos (fone de ouvido muito alto, por exemplo),
- b) Consumo excessivo de álcool e cigarro,
- c) Má alimentação.